O Fenerbahçe não tem mais o Galatasaray como adversário. Mas, quando isso acontece, o Fenerbahçe tem de capitalizar, e foi exatamente o que fez na noite de segunda-feira.
Mas primeiro, vamos ao domingo. O ídolo do Galatasaray, Arda Turan, teve uma receção calorosa ao levar a sua equipa, o Eyupspor, ao Rams Park para visitar o campeão.
O Eyupspor tem sido uma das equipas da temporada até agora, voando alto no quarto lugar da tabela na sua estreia na Super Liga. No fim de semana, porém, enfrentou a sua tarefa mais difícil.
Depois de 90 minutos de sorte e de uma exibição magistral do guarda-redes Berke Ozer, a equipa conseguiu sair de Istambul com um empate 2-2. Ao contrário do adversário, o Eyupsor aproveitou praticamente todas as ocasiões que teve e foi inteligente na condução do jogo. Mais um resultado impressionante numa campanha impressionante do Eyupspor.
O Galatasaray, por sua vez, está amargamente dececionado com o resultado. Foram 28 tentativas e um xG de 4,35, mas a equipa desperdiçou muito na frente da baliza. Victor Osimhen, Baris Alper Yilmaz, Roland Sallai e Kerem Demirbay perderam chances claras de golo, e Berke fez 12 defesas.
Em qualquer outro dia, o Galatasaray poderia ter vencido o jogo com tranquilidade, com as oportunidades que criou. Mas, esta temporada, o Galatasaray tem sido irregular no último terço do campo e, com a lesão de Mauro Icardi, deixou de ter um jogador de referência.
Por mais excecional que Osimhen seja, também faz um bom trabalho fora da área e com o seu jogo de contenção, enquanto Icardi passa a maior parte do tempo à procura de ocasiões na área. Em jogos como este, o instinto de finalização de Icardi teria sido precioso.
Um ponto positivo para o Galatasaray foi o desempenho de Sallai, que também marcou o seu primeiro golo pelo clube e foi um incómodo constante na ala esquerda.
Não tenho a certeza de que este jogo seja motivo de grande preocupação para Okan Buruk, mas ele espera que o Galatasaray possa ser mais arrumado e mais implacável no futuro. 11 vitórias e dois empates no início da época não são motivo de queixa.
Mas o Fenerbahçe de José Mourinho teve a oportunidade de se aproximar do Galatasaray. E foi exatamente isso que aconteceu.
Apesar de um susto no final do primeiro tempo, o Fenerbahçe teve mais do que o suficiente para derrotar o Gaziantep, comandado por Selcuk Inan, outro ídolo do Galatasaray, por 3-1.
Oguz Aydin, de 24 anos, fez apenas a sua segunda partida pelo clube, depois de ter sido contratado no verão. Depois de ter feito dois golos na semana passada, continuou exatamente onde parou, marcando em três minutos e sendo um espinho constante para os defesas do Gaziantep.
Na segunda parte, o defesa Rodrigo Becão marcou de cabeça para fazer o 2-1 e, no final, o avançado Edin Dzeko fez um golo de grande qualidade para selar a vitória.
Com este triunfo, a equipa de José Mourinho ficou a três pontos do Galatasaray, embora com um registo inferior no confronto direto, depois de ter perdido por 3-1 no início da época. No entanto, a equipa está agora a um passo de distância, e o seu desempenho parece estar a melhorar lentamente, à medida que Mourinho vai integrando as suas ideias. Youssef En-Nesyri, recordista de contratações da Superliga, também parece estar a adaptar-se e a jogar a um nível mais elevado.
A corrida pelo título está acirrada e, embora o Galatasaray continue favorito, o Fenerbahçe também está na luta.
Loucura no Besiktas
O Besiktas está numa situação difícil desde a semana passada. A péssima fase do clube culminou com uma humilhante derrota por 3-1 com o Maccabi Tel Aviv, em casa, na Liga Europa.
A 13 pontos do Galatasaray na liderança da tabela, o Besiktas demitiu o treinador Giovanni van Bronckhorst, enquanto o presidente Hasan Arat foi destituído e substituído pelo vice-presidente Huseyin Yucel. Mas, ainda hoje, declarou que se realizariam eleições gerais nos próximos 30 dias para encontrar oficialmente um novo presidente, sendo o próprio Huseyin candidato.
Além disso, o coordenador geral Samet Aybaba e o antigo guarda-redes norte-americano, Brad Friedel, que era conselheiro da direção do clube, anunciaram a sua demissão.
O pânico instalou-se no Besiktas. O ex-jogador e treinador Sergen Yalcin - que conquistou o último título do clube em 2021 - era o alvo número um, mas isso não parece muito provável.
Entretanto, enquanto procuram um novo treinador, o treinador adjunto Serdar Topraktepe assumiu o comando do Besiktas na visita ao Hatayspor na segunda-feira, com o jogo a terminar 1-1 graças a um golo de Ciro Immobile.
O Besiktas teve a infelicidade de não vencer o jogo, depois de ter desperdiçado grandes oportunidades, mas, francamente, o que se passa em campo não é a prioridade neste momento. Há assuntos mais importantes a tratar fora das quatro linhas.

Destaque da semana
A definição de ídolo, Arda Turan foi festejado e recebeu uma receção incrível do Galatasaray e dos seus adeptos no domingo. Um dos melhores jogadores da história da Turquia, Arda conquistou títulos do Campeonato Espanhol pelo Atlético de Madrid e pelo Barcelona, além do Galatasaray em 2008.
Equipa da semana

O avançado do Istanbul Basaksehir, Krzysztof Piatek, está em alta, ocupando atualmente a segunda posição na classificação da Bota de Ouro, com oito golos a menos que Immobile. Neste fim de semana, o polaco foi eleito o melhor jogador da semana, ao marcar dois golos e fazer uma assistência na vitória por 4-1 sobre o Goztepe.
O companheiro de equipa Deniz Turuc também faz parte da equipa, de acordo com o sistema de classificação de jogadores do Flashscore, com um golo e duas assistências, enquanto Berke Ozer e Oguz Aydin estão incluídos sem surpresas.