Mais

Síntese da Superliga turca: Fenerbahçe e Galatasaray mantêm distâncias no topo, na semana de Pedro Malheiro

Fenerbahçe de José Mourinho venceu o Konyaspor por 3-2
Fenerbahçe de José Mourinho venceu o Konyaspor por 3-2AA/ABACA / Abaca Press / Profimedia
O Galatasaray segue na liderança do campeonato, com o Fenerbahçe de José Mourinho a conseguir manter as diferenças na classificação.

O Galatasaray e o Fenerbahçe foram os dois primeiros classificados na Superliga Turca, mas, infelizmente, o assunto mais comentado foi a arbitragem.

O Galatasaray visitou o Istanbul Basaksehir no sábado. O Basaksehir estava invicto em casa na Super Liga esta época, pelo que se previa um teste complicado.

Mas, tal como aconteceu com praticamente todas as equipas que defrontou esta época, o Galatasaray conseguiu vencer por 2-1 em condições horríveis e chuvosas, com Baris Alper Yilmaz a marcar dois golos certeiros.

Foi o nono e o décimo golos de Baris na temporada da Super Liga, o que já representa o seu melhor número de golos numa campanha - e estamos apenas a meio.

É também o melhor marcador do clube esta época, a par de Victor Osimhen. Dotado de uma força física incrível e de uma velocidade impressionante, Baris tem sido frequentemente criticado pela sua falta de finalização. Nesta temporada, parece estar a corrigir isso. O Galatasaray pode ter trabalho para mantê-lo no plantel neste verão.

No dia seguinte, o Fenerbahçe visitou o Konyaspor para tentar manter a disputa pelo título e voltar a ficar oito pontos atrás do Galatasaray.

Tal como tem acontecido ao longo de toda a época, a equipa de José Mourinho teve dificuldades em impor o seu ritmo de jogo e não apresentou um bom futebol. Mas, depois de dois golos de bola parada e de um erro chocante do guarda-redes do Konya, a equipa venceu por 3-2.

Os defesas Mert Muldur e Caglar Soyuncu foram os autores dos golos, enquanto Dusan Tadic marcou o golo da vitória na segunda parte. O sérvio é o melhor marcador do campeonato com sete assistências e, apesar da idade, continua a ser a principal fonte de criatividade do Fenerbahçe, com a sua capacidade técnica e visão de jogo.

Problemas de arbitragem

Mas é sobre isto que quero falar esta semana, e a minha frustração em relação a este assunto tem vindo a aumentar rapidamente. Está a chegar a um ponto em que o produto e a imagem da Superliga estão a ser manchados.

E esse assunto são as discussões em torno da "corrupção", dos árbitros e da Federação Turca de Futebol.

Após a vitória do Galatasaray no sábado, apesar de não ter havido nenhuma má decisão durante o jogo, o Fenerbahçe emitiu um comunicado do clube afirmando que a partida tinha sido "presenteada" ao Galatasaray, que o VAR tinha "suprimido" o Basaksehir e que a Federação Turca de Futebol tinha que fazer algo a respeito.

Em vez de falarem sobre o jogo, os analistas e os adeptos limitaram-se a falar sobre esta declaração e, consequentemente, a micro-analisar todas as decisões do jogo.

Depois do jogo com o Fenerbahçe, no dia seguinte, os analistas e os adeptos voltaram a ficar malucos com algumas decisões do árbitro potencialmente controversas, mas talvez apenas 50/50, durante o jogo, acusando os responsáveis máximos de o terem feito intencionalmente para manter o Fenerbahçe na corrida ao título.

Sem surpresas, o Galatasaray emitiu um comunicado. "Apesar daqueles que são mantidos na corrida pelo poder do "VAR"... as pessoas imorais que acreditam nas suas próprias mentiras; no final, os bons rapazes vão ganhar novamente!", declarou.

O Konya publicou o seu próprio vídeo na manhã de terça-feira, destacando todas as decisões que, na sua opinião, o árbitro errou contra eles, de uma forma altamente dramatizada e estilística.

Há cerca de dois anos que este tipo de situação se verifica e, embora eu seja totalmente contra a ideia de corrupção, nunca excluo a possibilidade de qualquer coisa na vida. Mas, sem provas, não é algo de que queira falar muito nem deixar que se sobreponha ao que deveria ser o centro das atenções: o futebol.

No entanto, depois de cada um dos jogos dos últimos anos, não podemos concentrar-nos no futebol. São as teorias da conspiração, os árbitros e a TFF. Tornou-se um pesadelo.

Foi por isso que fiquei particularmente desiludido com José Mourinho. Os treinadores e os jogadores têm-se mantido afastados deste tipo de discussão, concentrando-se no seu trabalho. Por vezes, os treinadores criticam os árbitros e as suas decisões, mas qual é o treinador do mundo que não o faz?

No entanto, José Mourinho foi para a Superliga com a possibilidade de a publicitar e promover, mas, em vez disso, juntou-se a todas as teorias da conspiração e, consequentemente, fez comentários extremamente insultuosos em relação à liga.

Não sou, de todo, adepto de que os clubes o façam depois dos jogos, mas é dececionante que um treinador se arrogue o direito de dizer que há corrupção contra ele e contra o Fenerbahçe - com muito poucas provas.

É certo que se adaptou muito rapidamente à atual cultura do futebol turco. Mas já havia sinais disso durante o seu mandato na Roma.

Quando é que isto vai parar? Sinceramente, não faço a mínima ideia. O VAR estrangeiro vai ser instalado muito em breve para acalmar alguma da indignação contra os árbitros turcos, mas foram contratados no final da época passada e não mudou grande coisa.

Há anos que o Fenerbahçe e o seu presidente Ali Koc são os principais responsáveis por estas acusações. Será que temos de esperar que ele saia do cargo para que as coisas voltem ao normal?

No fim de contas, os factos são os factos. O Galatasaray tem os melhores jogadores e é a melhor equipa. Por isso, está merecidamente no topo da Superliga. Além disso, está a fazer muito melhor do que qualquer outra equipa turca na Europa, o que confirma este ponto.

Só gostava desesperadamente que pudéssemos continuar a jogar futebol e ultrapassar todo este drama infantil. Infelizmente, não vejo uma luz ao fundo do túnel.

Classificação da Super Liga turca
Classificação da Super Liga turcaFlashscore

Destaque da semana

O Goztepe continua a crescer a cada semana e, na segunda-feira, o Kasimpasa foi a próxima equipa a sofrer a sua ira, sucumbindo a uma derrota por 5-0.

A história do Goztepe é notável. Depois de se tornar o primeiro clube de futebol turco a ser maioritariamente detido por investidores estrangeiros, com o Sport Republic de Londres a reclamar uma participação de 70% na época passada, o clube disparou na classificação, sendo promovido à Super Liga e ocupando agora o quarto lugar na tabela.

O seu registo em casa é excelente, com oito vitórias e um empate em nove jogos, e é também o terceiro melhor marcador de toda a liga, com 37 golos.

O terceiro melhor marcador do campeonato é o avançado Rômulo, de 22 anos. O brasileiro tem nove golos e cinco assistências nesta temporada e, contra o Kasimpasa, marcou este magnífico golo a solo.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

O lateral-direito português do Trabzonspor, Pedro Malheiro, é o jogador da semana de acordo com o ranking de jogadores do Flashscore, depois de - sensacionalmente - marcar três gols na vitória de 5-0 sobre o Antalyaspor.

O seu companheiro de equipa, Edin Visca, também está no onze ideal depois de ter feito três assistências, numa vitória vital do Trabzon para se afastar da zona de despromoção.

O resultado foi um golpe fatal para o técnico do Antalyaspor, Alex de Souza, que foi demitido após o jogo e substituído por outro ex-jogador do Fenerbahçe, Emre Belozoglu.

Siga a Superliga Turca com o Flashscore