O momento é muito animador para o Fenerbahçe e para os seus adeptos. Depois de investir um valor recorde de 35 milhões de euros em Matteo Guendouzi, e de garantir o extremo do Samsunspor, Anthony Musaba, a equipa derrotou o Galatasaray na final da Supertaça, a 10 de janeiro, conquistando o seu primeiro troféu desde 2023.
No sábado, os adeptos também terão gostado de ver os rivais de Istambul perderem pontos num empate 1-1 em casa, frente ao Gaziantep.
Com Victor Osimhen e Ismail Jakobs a regressarem recentemente da CAN, e a equipa a ressentir-se do cansaço e das lesões, têm-se multiplicado as dúvidas em torno do Galatasaray. Apesar dos grandes investimentos feitos no verão, o plantel é muito curto e sente-se claramente limitado neste momento.
Os adeptos têm manifestado desagrado pelo facto de a equipa depender quase exclusivamente de Osimhen, algo que ficou evidente no fim de semana.
A exibição foi bastante pálida, sem ideias nem criatividade, e depois de o Gaziantep se ter adiantado no marcador na segunda parte, parecia que o Galatasaray ia sofrer a sua segunda derrota da época.
No entanto, Baris Alper Yilmaz apareceu ao segundo poste, após um lançamento lateral longo, e restabeleceu a igualdade já perto do final do tempo regulamentar, garantindo um ponto à equipa. Um resultado desapontante, que pouco faz para acalmar os receios e frustrações dos adeptos.
O Galatasaray procura reforçar o plantel neste mês de janeiro, para colmatar algumas lacunas, e está, segundo se diz, muito perto de contratar o extremo do Nápoles, Noa Lang, estando também em negociações com o Atlético de Madrid para garantir o médio Thiago Almada.
Assim, o Fenerbahçe teve a oportunidade de reduzir a vantagem do Galatasaray para apenas um ponto, e não desperdiçou, ao conquistar uma difícil vitória por 2-3 no terreno do Alanyaspor.
O Fenerbahçe realizou uma primeira parte muito fraca, chegando ao intervalo a perder por 2-1 e, na verdade, com alguma sorte por não estar a perder por mais golos.
Mas o recém-chegado Musaba fez o 2-2 logo após o reatamento e, a cerca de 10 minutos do fim, Anderson Talisca bisou e garantiu o triunfo tão desejado pelo Fenerbahçe.
Talisca tem sido frequentemente utilizado como avançado sob o comando de Domenico Tedesco e tem cumprido de forma exemplar. Com 11 golos na Super Liga esta época, só o avançado do Istanbul Basaksehir, Eldor Shomurodov, tem mais (13).
Nos últimos cinco jogos a titular, soma nove golos e uma assistência, e parece estar a formar uma parceria muito forte com Marco Asensio.
A equipa atravessa um excelente momento e o ambiente é muito positivo. Mantém-se ativa no mercado de transferências e está em negociações com o Al Ittihad para contratar N'Golo Kanté.
O Fenerbahçe está a fazer tudo ao seu alcance para conquistar a Liga pela primeira vez em 12 anos e sente-se confiante neste momento.
Emoção ao cair do pano
O Trabzonspor dificilmente conseguirá vencer a Super Liga, apesar da boa época que está a realizar, mas manteve-se na luta pelo título graças ao golo da vitória, já nos descontos, do inspirado Ernest Muci, frente ao Kocaelispor (1-2).
O camisola 10 albanês marcou em seis jogos consecutivos da Super Liga, somando oito golos nesse período.
Entretanto, embora o Besiktas continue a ser uma incógnita, a sua forma tem vindo a melhorar gradualmente nos últimos meses. Um golo de El Bilal Toure aos 90+5 minutos permitiu-lhes vencer por 1-0 o Kayserispor, prolongando para nove o número de jogos sem perder em todas as competições.
Nessa sequência, destacam-se a vitória sobre o Fenerbahçe na Taça da Turquia e o facto de terem estado perto de vencer o Trabzonspor, fora, para a Liga, não fosse a expulsão de Toure, com o jogo a terminar empatado.
O Besiktas mantém-se à porta dos lugares europeus, a três pontos do quarto classificado, o Goztepe.

Equipa da Semana

Orkun Kokçu, do Besiktas, ex-Benfica, é o Jogador da Semana Flashscore, segundo o nosso sistema interno de avaliação, depois de uma exibição brilhante no meio-campo do internacional turco.
Kokçu comandou o jogo para os anfitriões, registando o maior número de toques (130), passes certos (90), passes certos no último terço (48) e remates (8).
Junta-se-lhe os colegas Emirhan Topcu, Gokhan Sazdagi e Toure, enquanto Baris, do Galatasaray, e Talisca, do Fenerbahçe, também integram o onze inicial.
