Depois de uma exibição impressionante frente ao Atlético de Madrid a meio da semana, que praticamente confirmou o seu lugar nos play-offs de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Galatasaray voltou à ação na Supeliga, desta vez no terreno do último classificado, o Karagumruk, no sábado.
O médio brasileiro Gabriel Sara colocou os tricampeões em título em vantagem por 0-1 logo aos 30 segundos, mas o Karagumruk respondeu ao minuto 27. Foi uma primeira parte fraca do Galatasaray, que foi apanhado várias vezes em contra-ataque e teve dificuldades em equilibrar o meio-campo.
No entanto, ao intervalo, Mario Lemina entrou e mudou por completo o rumo do jogo. O médio defensivo gabonês é um dos jogadores mais importantes do clube e o único número seis do plantel. A sua solidez e força tornam o Galatasaray uma equipa muito mais consistente.
Nos 45 minutos seguintes, o Galatasaray assumiu o controlo total da partida e deixou de permitir oportunidades ao adversário. Sara bisou, de cabeça, após um excelente cruzamento de Roland Sallai, antes de Victor Osimhen fechar as contas, garantindo um triunfo confortável por 1-3.
O Karagumruk continua afundado no último lugar da tabela, a sete pontos da salvação e com a descida de divisão cada vez mais próxima.
O Galatasaray tem estado bastante ativo neste mercado, tendo contratado Noa Lang, do Nápoles, e Yaser Asprilla, do Girona, para reforçar o ataque. Continuam ativos no mercado à procura de mais um médio defensivo para apoiar e rodar com Lemina, tendo em conta que já tem 32 anos e é propenso a lesões.
A semana positiva ficou ainda melhor no domingo, quando o impressionante Goztepe segurou um empate a 1-1 no terreno do Fenerbahçe.
O Fenerbahce procurava reduzir a diferença para apenas um ponto no topo da tabela e adiantou-se aos 17 minutos, com Dorgeles Nene a finalizar um cruzamento de Anthony Musaba. No entanto, pouco menos de 10 minutos depois, Janderson antecipou-se ao seu marcador e bateu Ederson para restabelecer a igualdade.
A partir daí, o Fenerbahce tentou de tudo para derrubar a muralha do Goztepe, lançando cruzamentos e bolas para a área, mas sem sucesso. De forma impressionante, tiveram 82% de posse de bola, o valor mais alto alguma vez registado num jogo da Superliga desde que a Opta começou a recolher estatísticas na Turquia em 2014/15.
Assim, o Fenerbahçe teve de se contentar com mais um empate, ficando a três pontos do Galatasaray. Continuam a ser a única equipa invicta esta época na Superliga, mas já empataram sete dos 19 jogos, o que demonstra as dificuldades em ultrapassar equipas que defendem em bloco baixo.
O Goztepe é o exemplo perfeito desse tipo de equipa. Tem a defesa menos batida da Turquia, tendo concedido apenas 11 golos nesta temporada. Como resultado, ocupa atualmente o quarto lugar da tabela, garantindo o acesso à Liga Conferência. Tem uma oportunidade real de se qualificar para as competições europeias.
Trabzonspor volta a vencer, Besiktas empata
O Trabzonspor manteve-se na perseguição aos gigantes de Istambul no topo, com golos de Paul Onuachu e Oleksandr Zubkov a garantirem um triunfo suado por 2-1 frente ao Kasimpasa, que viu Kerem Demirbay ser expulso no final do encontro após dois cartões amarelos insólitos.
Onuachu é o segundo melhor marcador da Superliga, com 12 golos, apesar de ter falhado parte da época devido à Taça das Nações Africanas. O Trabzon ocupa o terceiro lugar da tabela, a dois pontos do Fenerbahçe e a cinco do Galatasaray. Continua na luta.
Entretanto, o Eyupspor conquistou um empate vital a 2-2 em casa frente ao Besiktas na luta pela permanência na. Ocupa atualmente o 16.º lugar, a apenas um ponto da salvação.
Depois de perder o treinador Arda Turan para o Shakhtar Donetsk no verão, o Eyupspor está a sofrer da chamada síndrome da segunda época. Terminou em sexto lugar na época de estreia na principal divisão, mas esta temporada está a revelar-se muito mais complicada.
Para o Besiktas, foi um resultado e uma exibição bastante desapontantes, sobretudo tendo em conta que concedeu 15 remates e várias oportunidades claras frente a uma equipa em grandes dificuldades. Foi uma oportunidade desperdiçada para encurtar distâncias para o Goztepe.
Equipa da Semana

Sara, do Galatasaray, é o Jogador da Semana Flashscore, segundo o nosso sistema interno de avaliações, depois do bis frente ao Karagumruk. Tem a companhia do colega de equipa Ilkay Gundogan.
O trio do Eyupspor Jerome Onguene, Lenny Pintor e Jankat Yilmaz também integram o onze inicial, enquanto Nene, do Fenerbahce, e Milan Skriniar também marcam presença.
