Mais

Síntese da Superliga Turca: Galatasaray cimenta liderança depois do Fenerbahçe sofrer um duro golpe

Fenerbahçe voltou a escorregar e o título é uma miragem
Fenerbahçe voltou a escorregar e o título é uma miragemALI ATMACA / ANADOLU / Anadolu via AFP
Será que o Galatasaray conquistou o 25.º e terceiro título consecutivo da Superliga turca? A seis jornadas do final da temporada, o Galatasaray ainda não chegou a essa conclusão, mas um resultado desastroso do Fenerbahçe deixou o rival ainda mais na liderança.

O Galatasaray começou o fim de semana com um jogo em casa contra o Bodrumspor, que está na zona de despromoção, na sexta-feira à noite. O Galatasaray vinha de duas vitórias consecutivas, o que lhe dava um certo ânimo.

E isso ficou claro, já que o atual bicampeão fez mais uma atuação fabulosa, derrotando o adversário por 2-0.

Com 35 remates à baliza e um xG de 3,50, o domínio foi total do início ao fim, limitando também o Bodrumspor a apenas um remate. Se não fosse a excelente prestação do guarda-redes português Diogo Sousa, que fez 12 defesas, podiam ter sido cinco ou seis.

Lucas Torreira - que assinou esta semana um novo contrato com o clube até 2028 - abriu o marcador após cabecear um cruzamento de Gabriel Sara, antes de Davinson Sánchez ter feito o segundo, no fim da segunda parte, com um cabeceamento.

Torreira tem jogado algumas das suas melhores partidas da temporada nas últimas semanas, e muito disso deve-se ao fantástico Mario Lemina. Este último tem sido uma contratação que muda o jogo no centro do meio-campo, oferecendo uma proteção suprema que permite a Torreira mais liberdade, e mostrou que pode causar muitos problemas em torno da área adversária. Aos poucos, está a tornar-se uma parceria brilhante.

"Lemina é um jogador muito importante para nós. Com a sua chegada, a nossa equipa encontrou o equilíbrio", afirmou o uruguaio.

"Graças a ele, não precisamos de correr para trás e podemos continuar a atacar para a frente. Jogar com alguém como ele facilita em termos de posicionamento e partilha de espaço", acrescentou.

Torreira, Lemina e Baris comemoram o primeiro golo do Galatasaray
Torreira, Lemina e Baris comemoram o primeiro golo do GalatasarayBeyza Comert / ANADOLU / Anadolu via AFP / Profimedia

O mérito é de Okan Buruk e dos seus jogadores. Depois de uma série de resultados negativos, incluindo a primeira derrota da temporada contra o Besiktas, responderam de forma excelente e estão numa das melhores fases da temporada, no momento mais importante da campanha.

Fenerbahçe surpreende no final

O fim de semana foi ainda mais doce para o Galatasaray, já que o rival Fenerbahçe sofreu um doloroso e fatal empate 3-3 com o Kayserispor em Kadikoy.

O Kayseri abriu o marcador aos sete minutos, por Ramazan Civelek, mas Anderson Talisca continuou a sua excelente fase goleadora e empatou o jogo depois de aproveitar um erro do guarda-redes Bilal Bayazit.

Youssef En-Nesyri desperdiçou uma série de grandes oportunidades na primeira parte, e foi devidamente castigado poucos minutos depois do intervalo, com um remate de cabeça de Duckens Nazon, que bateu o guarda-redes do Fenerbahçe, Dominik Livakovic.

A tensão era evidente em todo o estádio, mas Allan Saint-Maximin, que foi o grande destaque do Fenerbahçe durante todo o jogo, fez o 2-2 com um belo golo.

A cerca de 10 minutos do fim, os homens de José Mourinho beneficiaram de uma grande penalidade. Um penálti muito duro, mas, como já foi dito em edições anteriores, o limite para os penáltis na Turquia é extremamente baixo. Sempre que a bola bate na mão de um defesa na área, é penálti.

Talisca apareceu e marcou, fazendo sete golos nos seus últimos quatro jogos na Super Liga. Este parecia ser o golo que iria selar os preciosos três pontos para o Fener, mas haveria uma reviravolta na história.

Talisca comemora
Talisca comemoraAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

Aos 90+4 minutos, o lateral Gokhan Sazdagi recebeu a bola na lateral do campo. O turco fez uma bela jogada e o substituto Talha Sariarslan cabeceou para marcar o golo que valeu um ponto para o Kayserispor.

O Fenerbahçe ainda teve de se contentar com o empate, mas Milan Skriniar quase conseguiu a vitória para os donos da casa. O Fenerbahçe perdeu por 1-0 com o Galatasaray e agora está a cinco pontos do rival, a seis jornadas do fim da temporada.

Os adeptos ficaram furiosos nas bancadas após o jogo, e havia uma verdadeira vibração no ar de que a hipótese de conquistar o primeiro título desde 2014 tinha desaparecido, apesar de ainda não estar fora de alcance.

O vice-presidente Acun Ilicali também se manifestou após o jogo, com uma atitude derrotista, pedindo desculpa aos adeptos e admitindo que seria "muito difícil" vencer o campeonato.

O presidente Ali Koc e José Mourinho serão alvo de grandes interrogações se a época terminar num fracasso. O clube gastou avultadas somas de dinheiro com o treinador português para acabar com a seca e, em vez disso, ele tem-se revelado pouco convincente e esforçado, causando mais problemas do que encontrando soluções.

Classificação da Superliga turca
Classificação da Superliga turcaFlashscore

Destaque da semana

O Besiktas manteve a sua péssima fase no fim de semana, ao empatar 1-1 com o Goztepe, ampliando o seu recorde para uma vitória nos últimos sete jogos em todas as competições.

E foi o ex-jogador Ismail Koybasi quem roubou as manchetes, com este remate de tesoura absolutamente escandaloso no início da segunda parte, para garantir um ponto para os donos da casa.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

O defesa Gokhan Sazdagi, do Kayseri, é o Jogador da Semana do Flashscore, depois da boa atuação como lateral, que incluiu duas assistências contra o Fenerbahçe.

O português Diogo Sousa, do Bodrum, também faz parte da equipa, depois da sua exibição na baliza, enquanto o Galatasaray tem Lucas Torreira, Gabriel Sara e Davinson Sanchez no onze.

A dupla de ataque do Fenerbahçe, Allan Saint-Maximin e Anderson Talisca, também tem lugar nesta equipa.

Siga a Superliga Turca no Flashscore