Mais

Síntese da Superliga Turca: Galatasaray festeja a conquista do título de campeão

Galatasaray comemorou o 25.º título da Super Liga em grande estilo
Galatasaray comemorou o 25.º título da Super Liga em grande estiloČTK / imago sportfotodienst / Seskimphoto
O Galatasaray encerrou uma época magnífica, ao sagrar-se campeão da Super Liga pela 25.ª vez, um recorde, perante um público que vibrou em casa. Um guarda-redes que marcou uma grande penalidade, um convidado único, que anunciou um golo, e algumas críticas a um certo treinador português - os festejos foram mesmo muito intensos.

Na semana que antecedeu o jogo, os níveis de entusiasmo aumentaram e os preparativos para os festejos foram crescendo.

Chegar aos 25 títulos da Superliga seria um momento importante para o clube, que ganharia a quinta estrela na camisola e atingiria um novo marco histórico. O Galatasaray tem sido motivo de orgulho, pois quer chegar aos 25 títulos antes que o Fenerbahçe chegue aos 20.

O Galatasaray estava mesmo a planear aproveitar este marco, com várias outras celebrações já preparadas pelo clube para as próximas semanas em Istambul.

Mas antes disso, o clube teve de enfrentar o Kayserispor. O Kayserispor foi à capital e contou com a presença de vários ídolos do clube, enquanto o lesionado Mauro Icardi voltou a Istambul com uma receção de herói.

Icardi esteve nas bancadas durante o jogo
Icardi esteve nas bancadas durante o jogoCredit: AA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

O jogo não foi disputado do início ao fim. O Galatasaray jogou com a liberdade e a euforia de uma equipa que se preparava para ser campeã.

Victor Osimhen abriu o marcador após cabecear um canto de Gabriel Sara, mostrando mais uma vez a incrível equipa temível na bola bola parada que é. A equipa marcou 36 golos em lances de bola parada esta época, e o pé esquerdo de Sara tem sido um fator decisivo para isso.

Foi o 36.º golo de Osimhen em todas as competições e o 25.º na Super Liga, aumentando a sua vantagem para quatro golos no topo da classificação da Bota de Ouro.

Baris Alper Yilmaz dobrou a vantagem após uma finalização tranquila e comemorou levando o telemóvel para o relvado e gravando um vídeo seu e dos seus companheiros.

A partir desse momento, o jogo tornou-se uma espécie de brincadeira entre amigos, com todos a tentarem entrar no jogo e marcar.

E o jogador mais improvável acabou por marcar.

O suplente Álvaro Morata sofreu uma falta na grande área aos 90 minutos e, depois de uma revisão pelo VAR, foi assinalada uma grande penalidade. A multidão gritou para que o guarda-redes Fernando Muslera marcasse o penálti, e os seus companheiros de equipa pediram-lhe que fosse para a cobrança.

O ídolo das balizas cobrou o penálti e marcou, parecendo quase envergonhado. O golo fez dele o primeiro guarda-redes a marcar na Super Liga desde... Muslera, há mais de uma década.

Em 2012, marcou de grande penalidade no último dia da sua época de estreia no clube, com o Galatasaray a vencer o jogo e a garantir o título.

13 anos depois, na sua última época no clube, fez o mesmo. Ao chegar ao fim de uma carreira sensacional e brilhante no Galatasaray, tornando-se o jogador mais condecorado da história do futebol turco, com 19 troféus (8 títulos da Superliga), o final foi poético para Muslera. Todos invadiram o relvado para festejar com o guarda-redes.

A poucos minutos do fim do jogo, os jogadores estavam desesperados por festejar, de pé nas linhas laterais, com bandeiras enroladas nos ombros e água a jorrar por todo o lado.

Antes do final do jogo, porém, um membro do staff do Galatasaray colocou um computador portátil em frente às câmaras de televisão, com as palavras "THE REAL ONE" e cinco estrelas por cima. Uma alfinetada a José Mourinho e ao seu rótulo de "The Special One", depois de, no início da época, ter colocado um computador portátil em frente às câmaras, retratando uma decisão do árbitro que considerava incorreta e que não lhe era favorável.

O apito final soou e a loucura começou depois da vitória por 3-0 mais confortável que alguma vez se viu. Os jogadores invadiram o campo com amigos e familiares, e um DJ chegou com música.

Também houve cenas emocionantes, com Muslera e Dries Mertens a chorar, já que os dois devem deixar o clube no final da temporada. Em três temporadas no clube, Mertens participou em três títulos da liga e uma taça.

Osimhen continua a não falar sobre o seu futuro, mas também adorou os festejos, que se prolongaram pela noite dentro. O avançado disse que fará um anúncio sobre o seu futuro muito em breve.

Assim, o Galatasaray e o treinador Okan Buruk deram os últimos retoques numa temporada sensacional. Faltam dois jogos, mas tudo o que lhes resta agora é desfrutar das próximas semanas. O título é merecido, já que o Galatasaray foi indiscutivelmente a melhor equipa do país.

As contas europeias

Faltando duas semanas para o fim do campeonato, foram confirmadas as cinco equipas que representarão a Turquia na Europa na próxima temporada. Com a derrota do Eyupspor por 2-1 com o Fenerbahçe, a equipa não pode mais ficar entre os cinco primeiros classificados. Galatasaray, Fenerbahçe, Samsunspor, Besiktas e Istanbul Basaksehir são as equipas que terminaram nas vagas europeias.

O Galatasaray já garantiu o seu lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Fenerbahçe vai entrar na fase de qualificação.

Um empate do Samsunspor nos dois jogos que faltam confirmará a presença na fase de qualificação para a Liga Europa, o que encerrará uma época verdadeiramente excecional para uma equipa que surpreendeu tudo e todos, e desafiou todas as expectativas. O mérito é todo do treinador Thomas Reis.

O Besiktas precisa apenas de mais uma vitória para entrar na fase de qualificação para a Liga Europa, enquanto o Basaksehir parece estar no caminho certo para participar na Liga Conferência.

Na parte inferior da tabela, o Sivasspor juntou-se ao Hatayspor e ao Adana Demirspor (que tem -2 pontos) e foi despromovido da Super Liga. O Sivasspor passou uma época na TFF 1. Liga durante a temporada 2016/17, depois de ter sido um dos pilares da Super Liga de 2005 até à atualidade, e espera estar novamente na segunda divisão por apenas uma época.

Há mais um lugar de despromoção por decidir, com o Alanyaspor e o Bodrum a serem as duas equipas que lutam nesse particular. O Alanyaspor está três pontos à frente, mas o Bodrum tem um confronto direto superior, portanto, se terminarem empatados em pontos, o primeiro será despromovido.

Classificação da Superliga turca
Classificação da Superliga turcaFlashscore

Destaque da semana

Num momento emocionante, o Galatasaray fez com que a filha de Osimhen dissesse o nome do pai no ecrã gigante, depois do nigeriano inaugurar o marcador para os campeões. O clube está a fazer de tudo para mantê-lo no clube.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

Altin Zeqiri, do Rizespor, é o Jogador da Semana do Flashscore, de acordo com o nosso sistema interno de avaliação, depois de registrar uma nota 10 perfeita na vitória por 6-3 sobre o Goztepe. O avançado marcou dois golos e fez duas assistências numa segunda parte sensacional, e também foi acompanhado pelos colegas Ibrahim Olawoyin e Ali Sowe.

A dupla do Hatayspor, Bilal Boutobba e Jonathan Okoronkwo, também está na lista, enquanto Dusan Tadic e Mert Muldur, do Fenerbahçe, também foram incluídos. O lateral-esquerdo do Galatasaray, Eren Elmali, também tem lugar nesta equipa.

Siga a Superliga Turca no Flashscore