Mais

Síntese da Superliga turca: Galatasaray soma e segue, Mourinho soma primeira vitória no Fenerbahçe

Os jogadores do Galatasaray festejam após a vitória
Os jogadores do Galatasaray festejam após a vitóriaSercan Kucuksahin / ANADOLU / Anadolu via AFP / Profimedia / Flashscore
Foi mais um passeio no parque para o tricampeão Galatasaray na Superliga turca, enquanto o Fenerbahçe conquistou a primeira vitória relativamente tranquila. Entretanto, o Trabzonspor manteve o seu sólido início de temporada.

O Fenerbahçe entrou em campo no sábado, à procura da primeira vitória da temporada frente ao recém-promovido Kocaelispor. E, apesar de um breve período de preocupação, a equipa de José Mourinho conquistou uma vitória simples por 3-1, cortesia dos golos de Milan Skriniar, Archie Brown e Anderson Talisca.

O Fener teve muitas oportunidades contra uma equipa destinada a lutar contra a descida de divisão, e devem estar preocupados com a forma de Jhon Duran, que está a ter dificuldades em causar impacto. O seu jogo geral parece bastante limitado e mal aparece nas partidas.

No entanto, foi mais uma grande exibição do lateral Brown, que tem sido um dos melhores jogadores do Fenerbahçe esta temporada. Contratado ao Gent este verão, o inglês de 23 anos tem muita técnica e capacidade atlética, e a sua capacidade de bombardear a ala esquerda provou ser uma das ameaças ofensivas mais potentes do Fenerbahçe. Parece perfeito para o sistema de três defesas que estão a utilizar atualmente, e depois de afastar o interesse do AC Milan por 9 milhões de euros, parece um grande negócio.

No dia seguinte, o arquirrival Galatasaray entrou em campo e deu continuidade ao seu formidável início de temporada 2025/26 com uma vitória esmagadora por 0-4 fora de casa contra o Kayserispor. Eren Elmali, que marcou dois golos, tem sido brilhante no arranque da temporada. O lateral-esquerdo tem atuado como extremo e tem sido uma grande ameaça ofensiva. Incrivelmente, nos 135 jogos anteriores na Superliga, o turco marcou apenas um golo. Esta temporada, marcou três em três jogos.

 

A contratação recorde Victor Osimhen também contribuiu com um desvio após cruzamento de Nicolo Zaniolo, enquanto Leroy Sané teve, de longe, o seu melhor jogo pelo clube, estreando-se a marcar com de amarelo e vermelho.

Fizeram tudo isto tendo como pano de fundo uma novela com uma das figuras, Baris Alper Yilmaz, que se tem recusado a treinar por exigir uma transferência para o Neom, da Arábia Saudita. É um sinal preocupante para o resto da liga. Venceram os três primeiros jogos, por 0-3, 3-0 e 4-0, e parece que ainda vão ter bastante trabalho na janela de transferências. Alguém consegue pará-los?

Trabzonspor continua firme e forte

O Trabzonspor continuou o seu início de época irrepreensível, somando três vitórias em três jogos ao vencer o Antalyaspor por 1-0. O defesa Stefan Savic foi o herói ao marcar de cabeça. Curiosamente, todas as partidas do Trabzon terminaram com o mesmo resultado, o que demonstra que estão longe de convencer.

Na maior parte do tempo contra o Antalyaspor, foram dominantes e poderiam ter marcado mais do que uma vez. No entanto, se não fosse o guarda-redes Ugurcan Cakir, que fez algumas defesas cruciais, poderiam até ter não somado qualquer ponto.

Sob o comando de Fatih Tekke, parecem certamente mais organizados. Não parecem propensos a sofrer tantos golos, como demonstra este arranque sem golos sofridos. No entanto, tentarão resolver os problemas do outro lado e encontrar uma forma de serem mais decisivos no último terço do campo.

Classificação da Super Lig
Classificação da Super LigFlashscore

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

Alexandru Maxim é o Jogador da Semana do Flashscore, de acordo com o nosso sistema interno de classificação, depois de o craque do Gaziantep ter ajudado a equipa a vencer o Genclerbirligi por 2-1. Junta-se ao seu companheiro de equipa Deian Sorescu.

Além disso, o trio do Galatasaray, Sané, Eren e Osimhen, está entre as figuras, enquanto a dupla de centrais do Trabzonspor, Savic e Ugurcan, tem espaço na equipa. Caglar Soyuncu e Oguz Aydin, do Fenerbahçe, também estão incluídos.