Mais

Síntese da Superliga Turca: Galatasaray vence clássico e Besiktas afunda-se

Galatasaray comemorou a vitória aos 90+8 minutos
Galatasaray comemorou a vitória aos 90+8 minutosAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia
Foi mais uma semana de ação absolutamente cativante na Turquia. O Galatasaray e o Trabzonspor protagonizaram um clássico da Super Liga na noite de segunda-feira, horas depois de o Besiktas ter afundado na derrota com o Adana Demirspor.

A Superliga deixou o melhor para o final da semana. No domingo, o Fenerbahçe de José Mourinho derrotou o Istambul Basaksehir por 3-1 e ficou a três pontos da liderança. O Galatasaray teve a hipótese de aumentar a vantagem para seis pontos com uma vitória em casa contra o Trabzonspor.

Historicamente, este é um dos jogos mais importantes da Turquia, uma vez que o Trabzonspor é visto como a melhor equipa fora dos tradicionais "três grandes". No entanto, os homens de Senol Gunes têm tido dificuldades esta época, uma vez que estão muito perto da zona de despromoção.

Mas vieram para jogar contra o Galatasaray. Com uma frente de ataque animada e poderosa, composta por Simon Banza, Muhammed Cham, Anthony Nwakaeme e Edin Visca, o Trabzonspor chegou a casa dos campeões com a intenção de fazer o gosto ao pé.

O Galatasaray tinha vários jogadores importantes no banco devido a queixas físicas, incluindo Davinson Sanchez, Ismail Jakobs e Victor Osimhen.

Os comandados de Okan Buruk chegaram mesmo à vantagem nos primeiros dez minutos, com Dries Mertens a finalizar com tranquilidade após um belo passe do impressionante Yunus Akgun.

Mas o Trabzonspor respondeu nove minutos depois, com Ozan Tufun, antigo médio do Fenerbahçe e do Hull City, a cabecear para o fundo das redes após um cruzamento de Cham.

Com o jogo a decorrer a um ritmo alucinante e com as duas defesas bem abertas, Yunus voltou a dar vantagem ao Galatasaray. O jovem turco fez um golaço de longa distância e mandou a bola para o ângulo superior.

Mas o Trabzonspor não queria cair sem lutar. Cinco minutos depois do intervalo, Banza aproveitou um erro de Abdulkerim Bardakci para empatar a partida, e Ozan marcou o seu segundo golo com um cabeceamento, depois de a bola parecer ter saído fora de jogo para um pontapé de baliza.

O árbitro não viu o lance e o VAR, surpreendentemente, não interveio, e o Galatasaray viu-se confrontado com a sua primeira derrota no campeonato esta época.

Mas, felizmente para eles, Mertens ganhou um pénalti para a sua equipa aos 63 minutos, e o suplente Michy Batshuayi marcou.

As duas equipas estiveram sempre em confronto durante o resto do jogo, criando várias oportunidades claras de golo. Denis Dragus esteve muito perto de dar a vitória ao Trabzonspor nos últimos instantes do jogo, quando o seu remate ia a caminho da baliza vazia, mas Abdulkerim compensou o seu erro anterior com uma incrível defesa na linha de fundo.

Os jogadores começaram a cansar-se e o Galatasaray recorreu a Osimhen, mas o jogo caminhava para o empate.

Até que, aos 90+8 minutos, Mertens ganhou um livre para Cimbom à entrada da área. Era certamente a última oportunidade do jogo, pelo que Gabriel Sara tinha de a fazer valer. E foi o que fez. Batshuayi atacou um belo lançamento do brasileiro, e Ali Sahin Yilmaz cabeceou para a sua própria baliza.

Começaram os festejos. O banco de suplentes invadiu o relvado para festejar com os seus companheiros de equipa. O treinador Okan Buruk correu para o relvado em júbilo. Um jogo de futebol surpreendente, que parecia desafiar o futebol moderno, terminou da forma mais dramática possível com a vitória do Galatasaray por 4-3. Caos puro do princípio ao fim.

Foi também um daqueles jogos em que, no final da época, se olha para trás e se percebe o quão importante foi. Três pontos contra uma equipa forte, mas com um desempenho abaixo do esperado, quando, francamente, estiveram em desvantagem durante grande parte do jogo, poderiam revelar-se inestimáveis.

Mas esse é o sinal dos campeões. A qualidade da equipa é tanta que, por vezes, consegue ganhar jogos quase do nada. Mesmo com vários jogadores de fora, a equipa conseguiu encontrar uma solução.

No entanto, Okan estava extremamente insatisfeito com a defesa da sua equipa, e o Galatasaray tem sido fortemente associado ao defesa do PSG, Milan Skriniar, pelo que claramente está de olho em reforçar essa área do campo.

Mas, no fim das contas, uma vitória é uma vitória. Com a vitória do Fenerbahçe, o Galatasaray recuperou a sólida vantagem de seis pontos. Para o Trabzonspor, foi uma derrota devastadora depois de uma atuação tão boa. Com o resultado, a equipa está em 15.º lugar e apenas um ponto acima da zona de despromoção.

Besiktas sofre derrota humilhante

O Adana Demirspor está a fazer uma campanha de pesadelo. Com problemas financeiros e sem jogadores após a proibição de transferências, a equipa acumulou apenas dois pontos em 14 jogos e vem sendo derrotado praticamente todas as semanas.

Assim, apesar dos problemas do Besiktas, que está sem treinador e também sem presidente, depois de dois meses de seca, o Adana provavelmente não esperava somar mais pontos no fim de semana.

Mas não se limitaram a somar pontos, conseguiram a sua primeira vitória da época, derrotando um Besiktas infeliz e embaraçoso por 2-1, o que lhes deu finalmente motivos para sorrir.

O jovem guarda-redes Deniz Donmezer, de 16 anos, fez o jogo da sua vida, com nove defesas, e tudo fez para garantir a vitória do Adana, que fez uma magnífica defesa na segunda parte.

Deniz é um dos raros destaques do clube, e um desempenho como este para um guarda-redes tão jovem é especial.

O Adana tinha ido para o intervalo a vencer por 2-0 e a prestação do Besiktas foi tão abjeta que o clube foi pedir desculpa aos adeptos a 45 minutos do fim. O Adana Demirspor continua condenado e está certamente a caminho da despromoção, mas a vitória contra um dos maiores clubes do país teria sido um estímulo para a moral. Para o Besiktas, a situação vai de mal a pior.

Em sexto lugar na tabela, a 16 pontos do topo e com o clube completamente sem rumo, os tempos são difíceis. E, provavelmente, não vai melhorar muito nos próximos tempos.

Classificação da Super Liga
Classificação da Super LigaFlashscore

Destaque da semana

Com o marcador empatado 3-3, o defesa Abdulkerim, do Galatasaray, fez um bloqueio incrível na linha de fundo para impedir que o Trabzonspor marcasse o golo que certamente seria o da vitória.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

Apesar de ter jogado apenas 30 minutos, a participação de Youssef En Nesyri foi impossível de ser ignorada. O marroquino saiu do banco para marcar dois golos fundamentais para a vitória do Fenerbahçe de José Mourinho. Por isso, é ele o jogador da semana para o Flashscore.

Os jogadores do Adana Demirspor também estão na lista de convocados, enquanto Mertens e Yunus, do Galatasaray, também são titulares.