Mais

Síntese da Superliga turca: Hat trick de Talisca no renascimento do Fenerbahçe

Talisca saiu do banco para marcar um hat-trick
Talisca saiu do banco para marcar um hat-trickČTK / imago sportfotodienst / Seskimphoto
O Fenerbahçe, que está de folga no fim de semana, teve a oportunidade de reduzir a diferença para a liderança para três pontos, mas enfrentou o Trabzonspor e o novo técnico Fatih Tekke.

O incentivo era grande para o Fenerbahçe, que precisava de responder depois de ser eliminado da Taça da Turquia a meio da semana, diante do seu maior rival, que também viu o momento bizarro em que José Mourinho apertou o nariz do técnico do Galatasaray, Okan Buruk.

Durante 45 minutos, o Fenerbahçe teve uma atuação apagada e foi surpreendido antes do intervalo, quando Denis Dragus abriu o marcadior para o Trabzonspor.

O Fenerbahçe parecia estar em apuros, mas o momento mudou no início do segundo tempo, quando o clube teve a sorte de ser premiado com um penálti, cometido por Bright Osayi-Samuel.

Anderson Talisca, que havia entrado ao intervalo, converteu o peálti e, a partir de então, o jogo passou a ser de sentido único.

O brasileiro continuou a ser o protagonista do jogo. Milan Skriniar marcou o seu segundo golo em dois jogos no campeonato para ajudar o Fenerbahçe a fazer o 2-1 aos 60 minutos, mas Talisca acabou com o jogo com mais dois golos para completar o seu hat-trick, incluindo um vólei maravilhoso para selar a vitória por 4-1.

Contratado em janeiro do Al Nassr, Talisca tem uma reputação muito positiva na Turquia.

O enigmático avançado passou três anos emprestado ao Besiktas, marcando 37 golos e fazendo 14 assistências em 80 jogos pelo clube.

Dotado de um pé esquerdo fabuloso e de uma enorme capacidade técnica, Talisca nunca chegou a concretizar o potencial que muitos acreditavam ter, quando era um jovem jogador do Benfica.

Problemas de atitude contribuíram para que Talisca passasse grande parte do seu tempo longe das melhores ligas e se dedicasse a atividades em países como a China e a Arábia Saudita.

Desde que chegou ao Fenerbahçe, não tem impressionado muito, mas os adeptos esperam que a sua prestação contra o Trabzonspor, no fim de semana, possa relançar a sua carreira. Se atingir a melhor forma, Talisca será uma figura crucial para o resto da temporada.

Com a vitória, o Fenerbahçe reduziu a diferença para o Galatasaray na liderança, para apenas três pontos. A diferença é um pouco maior do que três pontos, já que, em caso de empate, o Galatasaray leva vantagem no confronto direto.

Mesmo assim, é uma diferença de três pontos, e o Galatasaray ainda tem hipóteses de conquistar o seu primeiro título da Super Liga em 11 anos.

Besiktas empata no final

Assim como o Fenerbahçe, o Besiktas foi eliminado da Taça da Turquia na semana passada, após uma derrota em casa por 3-1 com o Goztepe. Por isso, Ole Gunnar Solskjaer exigiu uma resposta na noite de segunda-feira, contra o Kasimpasa de Burak Yilmaz.

No entanto, a primeira parte não podia ter corrido pior para a equipa.

O Kasimpasa abriu o ativo aos 15 minutos, por Mortadha Ben Ouanes, e o Besiktas ficou reduzido a 10 homens aos 44 minutos, depois de Tayyip Talha Sanuc ter recebido ordem de expulsão.

A partir daí, as duas equipas tiveram as suas oportunidades, mas quando o jogo se encaminhava para uma vitória por 1-0 da equipa da casa, o Besiktas beneficiou de uma grande penalidade aos 90 minutos. Gedson Fernandes marcou para salvar o empate 1-1.

Uma breve nota: a razão pela qual se vêem muitos cartões vermelhos e penaltis na Super Liga é, em parte, devido às rivalidades ferozes. Mas a razão mais importante é o facto de o limiar para estas decisões ser muito baixo. Nesta liga, há cartões vermelhos e penáltis que não se vêem noutros sítios.

Gostaria que os árbitros na Turquia fossem mais duros e deixassem o jogo fluir mais, mas acho que com a adição do VAR e com a paranoia e a volatilidade dos jogadores e dirigentes no país, isso infelizmente é coisa do passado.

Portanto, certamente não foi o resultado que o Besiktas desejava antes do início da partida, mas, considerando o contexto, provavelmente aceitarão o resultado.

No entanto, o Besiktas vai ficar muito desiludido com Ciro Immobile. O italiano assinou pelo clube no verão e começou a sua carreira no Besiktas com oito golos nos primeiros oito jogos. No entanto, muitos desses golos foram de penálti e, desde então, os seus números caíram drasticamente. Nos seus últimos 14 jogos, marcou apenas três golos, e simplesmente oferece muito pouco no seu jogo geral se não estiver a marcar, especialmente aos 35 anos.

É certamente uma área do campo que o Besiktas terá de reforçar no verão.

A classificação da Superliga turca
A classificação da Superliga turcaFlashscore

Destaque da semana

O incrível golo de Talisca à entrada da área, para completar os três golos pelo Fenerbahçe é, sem dúvida, o momento da semana.

Equipa da semana

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

Talisca foi, de longe, o Jogador da Semana do Flashscore, depois de registar uma classificação quase perfeita, de acordo com o nosso próprio sistema de classificação.

Talisca é acompanhado pelos companheiros do Fenerbahçe, Skriniar e Allan Saint-Maximin, enquanto Gedson Fernandes, do Besiktas, também encontra um lugar na equipa.

Três jogadores da defesa do Gaziantep aparecem depois da equipa ter empatado 1-1 com o Goztepe, apesar de ter sofrido 20 finalizações e o adversário ter uma expetativa de golos de 2,33. O guarda-redes Mustafa Bozan brilhou depois de defender uma grande penalidade.

Siga a Super Liga Turca no Flashscore