Com a janela de transferências fechada, o Galatasaray enfrentou o Rizespor neste domingo, fora de casa, com os cinco novos reforços: Noa Lang, Yaser Asprilla, Renato Nhaga, Can Armando Guner e Sacha Boey.
Lang foi titular no seu segundo jogo consecutivo pela equipa tricampeã desde que se transferiu do Nápoles, enquanto os outros só ficaram no banco. O neerlandês, que fez a sua estreia na semana passada, fez uma excelente exibição pelo Galatasaray, que venceu por 3-0.
Entre os dois, Yunus Akgun cabeceou de forma brilhante um cruzamento de Baris, enquanto uma menção especial deve ser feita ao guarda-redes Ugurcan Cakir. Contratado ao Trabzonspor por 33 milhões de euros, preencheu o vazio do lendário guarda-redes Fernando Muslera de forma impecável. Fez várias defesas importantes durante o jogo, assim como fez durante toda a temporada, e sua habilidade com a bola nos pés foi vital.
Já Boey saiu do banco para fazer a sua segunda estreia pelo Galatasaray. O francês teve uma primeira passagem excecional por Istambul antes de se transferir para o Bayern de Munique em janeiro de 2024. No entanto, depois de cair na hierarquia dos bávaros, retornou por empréstimo dois anos depois.
Sem contratar muitos jogadores de peso, o Galatasaray fez uma boa campanha na janela de contratações, já que conseguiu reforçar o seu plantel, que era um grande problema.
O Galatasaray está em boa posição para os próximos meses, tanto na Liga dos Campeões quanto em casa.
No dia seguinte, o Fenerbahçe entrou em campo com o vencedor do Mundial e da Liga dos Campeões, N'Golo Kante, que fez a sua estreia pelo clube depois de ser contratado ao Al Ittihad. Na verdade, o francês não teve um bom desempenho na vitória por 3-1 sobre o Genclerbirligi e foi expulso aos 62 minutos. Mas não é de se estranhar.
A contratação foi recebida com muita festa pelos adeptos do Fenerbahçe, mas é importante lembrar que ele completa 35 anos no mês que vem e não está nem perto do jogador que já foi.
Precisará de um pouco de tempo para se aclimatar e ganhar ritmo, e quando isso acontecer, não há garantias de que ele tão impactante. Claro que se trata de um grande nome, pelo que é compreensível o entusiasmo, mas as expectativas devem ser moderadas.
O jogo foi simples para o Fener, com Kerem Akturkoglu a bisar e Anderson Talisca a marcar de penálti no primeiro tempo, antes de Sekou Koita reduzir no segundo tempo após um erro de Ederson.
Foi importante para Kerem marcar o golo, uma vez que tem tido muitas dificuldades desde que chegou do Benfica por 24 milhões de euros no verão. É um jogador bastante inconsistente no geral, mas antes do jogo, não marcava na liga desde novembro, mostrando o quão fora de forma ele tem estado.
O clube vai precisar de muito mais dele, especialmente porque o próximo jogo é um grande confronto contra o Trabzonspor, que está apenas quatro pontos atrás. Há muita coisa em jogo para as duas equipas.
Paul Onuachu, a máquina goleadora
Paul Onuachu continua a ser uma máquina de fazer golos na Turquia. O atacante do Trabzonspor fez dois na fantástica vitória por 3-0 sobre o Samsunspor, marcando dois golos clássicos de Onuachu, aproveitando oportunidades dentro e fora da área.
Com 1,90 metro de altura, os centrais da Superliga têm dificuldade para lidar com a sua altura e fisicalidade. Lidera a lista de melhores marcadores nesta temporada ao lado do avançado uzbeque Eldor Shomurodov, do Istanbul Basaksehir, que está a ter a melhor temporada de golos da carreira.
Os dois jogadores têm 15 golos, mas Onuachu marcou em três jogos a menos (18).
Esta também não é a primeira passagem de Onuachu pela Super Lig. Durante um período de empréstimo ao Trabzon na campanha de 2023/24, marcou 15 golos em 21 jogos, elevando o seu total para 30 golos em 39 jogos.
Parece que há mais do que um bom avançado nigeriano na Super Lig.

Equipa da semana

Kerem, do Fenerbahçe, e Abbosbek Fayzullaev, do Istanbul Basaksehir, são os jogadores da semana do Flashscore, de acordo com o nosso sistema interno de classificação. O primeiro brilhou no triunfo da sua equipa, enquanto o segundo fez uma assistência e foi um verdadeiro fio condutor na vitória por 2-1 sobre o Eyupspor.
O trio Baris do Galatasaray - que é o líder em assistências na Turquia nesta temporada, com oito assistências -, Yunus e Davinson Sánchez são todos titulares, enquanto Arseniy Batagov e Ernest Muci, do Trabzonspor, têm lugar na equipa.
