Síntese da Superliga turca: Osimhen salva Galatasaray e Fenerbahçe perde pontos

Osimhen comemora o seu golo nos descontos
Osimhen comemora o seu golo nos descontosABDULHAMID HOSBAS / ANADOLU / ANADOLU VIA AFP

O Galatasaray e o Trabzonspor tiveram um fim de semana de grandes vitórias contra adversários complicados, enquanto o Fenerbahçe ficou atrás do rival.

A semana começou com um jogo interessante entre o líder Galatasaray e o Samsunspor, que está a fazer mais uma boa campanha sob o comando de Thomas Reis.

Depois do empate (1-1) com o Fenerbahçe na segunda-feira, era importante para os da casa somar três pontos para se afirmarem, especialmente contra uma equipa tão sólida como o Samsun.

E os primeiros 45 minutos foram perfeitos para o Galatasaray. Com uma exibição controlada e excelente, Leroy Sané - cuja forma parece estar a melhorar a cada semana que passa - e Victor Osimhen marcaram os golos que colocaram o Galatasaray a vencer por 2-0.

No entanto, a segunda parte não podia ter sido mais diferente do que a primeira.

Mario Lemina - que tem estado a jogar com uma lesão nos últimos dois jogos - saiu ao intervalo como precaução para não o forçar demasiado. O gabonês é um dos jogadores mais importantes da equipa e estava a ocupar a posição de defesa-central.

Assim, após a sua saída, o Galatasaray perdeu muito do seu físico e presença, e o Samsunspor começou a ganhar confiança.

O Samsun dominou completamente a segunda parte do jogo e, depois de ter reduzido a desvantagem para metade aos 56 minutos, Emre Kilinc voltou a assombrar a sua antiga equipa com um remate desviado a dois minutos do final do tempo regulamentar, parecendo ter conseguido um merecido ponto.

No entanto, havia uma última reviravolta na história.

Aos 90+3 minutos, quando o Galatasaray se lançou ao ataque em busca da vitória, o substituto Yunus Akgun manteve a bola viva com uma cabeceamento na área.

A bola chegou a Osimhen de costas para a baliza e, depois de um pontapé de primeira, atirou a bola para o fundo das redes de forma impressionante.

Foi um golo gigantesco, em que Osimhen voltou a brilhar, poupando o treinador Okan Buruk e os seus companheiros de equipa.

No final do jogo, o Samsunspor teve um recurso de penálti recusado - para frustração de Fenerbahçe e Besiktas nas redes sociais -, mas a decisão foi correta, e o Galatasaray venceu por 3-2.

Mais um momento de mudança de rumo e de disputa pelo título arquitetado por Osimhen, que foi duplamente importante após o resultado do dia seguinte.

No sábado, o Fenerbahçe enfrentou o Istanbul Basaksehir, de Nuri Sahin, para tentar reduzir a diferença para um ponto.

Depois de um primeiro tempo muito morno, em que o Basaksehir dominou e criou as melhores chances, o Fenerbahçe abriu o marcador no segundo tempo, com Milan Skriniar a cabecear o canto de Marco Asensio.

O Basaksehir continuou firme no jogo, enquanto o Fenerbahçe não conseguiu ganhar ritmo, mesmo depois do golo.

Como resultado, o Basaksehir finalmente conseguiu o empate a cerca de 10 minutos do final, quando o atacante turco Bertug Yildirim saltou sobre Oguz Aydin para cabecear.

O jogo terminou com um empate (1-1). Um resultado e desempenho extremamente dececionantes do Fenerbahçe, permitindo que a diferença aumentasse para três pontos para o Galatasaray.

Tem sido um tema familiar para o clube nos últimos anos: perder pontos e dar espaço aos rivais. 

Trabzonspor sobe para o segundo lugar

A incrível temporada do Trabzonspor ficou ainda melhor no domingo, quando o clube venceu o Goztepe por 2-1 e ultrapassou o Fenerbahçe na segunda posição da Superliga.

Antes do jogo, o Goztepe tinha sofrido o menor número de golos do campeonato (sete), o que demonstra que é uma equipa difícil de bater.

Ernst Muci foi a estrela do jogo, marcando dois golos e dando continuidade à sua boa forma. O albanês tem agora cinco golos nos últimos três jogos, afirmando-se como uma das estrelas do Trabzonspor na posição de número 10.

O Trabzon quase desperdiçou o jogo no final, quando o ex-Chaves Wagner Pina foi expulso aos 78 minutos, e o Goztepe marcou um golo a cinco minutos do fim.

No entanto, o Goztepe conseguiu segurar a vitória, ampliando a invencibilidade para 11 jogos e ficando a dois pontos do Galatasaray.

O treinador Fatih Tekke está a fazer um trabalho brilhante e o clube está na corrida pelo título, tornando-se numa equipa muito estruturada e, sem futebol europeu esta época, pode concentrar-se apenas no campeonato.

Tabela da Super Lig
Tabela da Super LigFlashscore

Equipa da semana:

Equipa da semana
Equipa da semanaFlashscore

O avançado Metehan Mimaroglu, do Genclerbirligi, é o jogador da semana do Flashscore, de acordo com o nosso sistema interno de classificação de jogadores, depois de ter marcado um golo e feito uma assistência na importante vitória por 3-0 sobre o Karagumruk, que está na zona de descida.

O médio Vaclav Cerny também está entre os titulares, depois de ter feito uma assistência noutro resultado dececionante para o Besiktas esta temporada, quando o empatou em casa com o Gaziantep por 2-2.

Enquanto isso, Skriniar, Sane e Muci também estão na equipa da jornada.

Siga a Super Liga turca no Flashscore