Mais

Síntese da Superliga Turca: Um português num onze do ano dominado pelo Galatasaray

Victor Osimhen e o Galatasaray brilharam nesta temporada
Victor Osimhen e o Galatasaray brilharam nesta temporadaČTK / imago sportfotodienst / Seskimphoto
Com a ação do último fim de semana a encerrar o campeonato turco de futebol, a edição desta semana da Superliga turca centra-se no onze do ano, para ver quais os jogadores que brilharam durante uma campanha cheia de acontecimentos.

Antes de falarmos do onze do ano, uma saudação especial ao Samsunspor, que marcou dois golos nos últimos minutos contra o Kayserispor para ultrapassar uma desvantagem de 1-0 e vencer o jogo de forma verdadeiramente dramática, garantindo o terceiro lugar à frente do Besiktas.

Thomas Reis fez um trabalho técnico absolutamente excecional e é, sem dúvida, o Treinador da Temporada.

Onze do ano

Esta equipa foi selecionada com base no nosso próprio sistema interno de classificação de jogadores, com os jogadores a terem de participar em pelo menos dois terços da época (24 jogos). Se houver uma escolha entre dois jogadores com a mesma classificação, será escolhido aquele que tiver jogado mais minutos.

Equipe da temporada da Super Lig
Equipe da temporada da Super LigFlashscore

Guarda-redes

Berke Ozer (Eyupspor) - 6,8

Na primeira temporada na Super Lig, o Eyupspor desafiou todos os prognósticos e terminou em sexto lugar, e grande parte desse sucesso foi o guarda-redes Berke Ozer, de 25 anos. Com uma temporada de arranque sensacional, ele foi, sem dúvida, o melhor guarda-redes da Super Lig.

Ninguém fez mais defesas do que Berke nesta temporada (115), e ele teve, sem dúvida, o melhor jogo de um guarda-redes no campeonato. Em dezembro, o Eyupspor conseguiu um improvável empate em 2 a 2 com o campeão Galatasaray, e Berke foi quase o único responsável por isso, fazendo 12 defesas.

Com a saída do lendário guarda-redes Fernando Muslera do Galatasaray, Berke tem sido fortemente ligado a uma transferência para o gigante de Istambul, e o técnico Okan Buruk admitiu recentemente que é um grande fã dele. O treinador Okan Buruk admitiu recentemente que é um grande fã dele.

Defesas:

Davinson Sánchez (Galatasaray) - 7,5

Apelidado de "Patrão" pelos adeptos do Galatasaray, Davinson Sánchez é o segundo jogador mais bem avaliado nesta temporada e tem sido absolutamente imperioso no centro da defesa do campeão. Os 25 vezes campeões da Superliga foram os que menos golos sofreram esta época (31), e a capacidade atlética e a velocidade de Sánchez têm sido de importância vital.

O colombiano tornou-se um dos favoritos dos adeptos desde que chegou do Tottenham em 2023. Com a bola, o colombiano é o favorito dos adeptos desde que chegou do Tottenham em 2023.

Abulkerim Bardakci (Galatasaray) - 7,4

O companheiro de equipa do Galatasaray, Abdulkerim Bardakci, tem feito uma parceria fantástica com Sánchez e tem sido uma rocha na defesa. Não tão rápido quanto o companheiro, Abdulkerim confia mais na sua força e na leitura do jogo, e é por isso que a química entre os dois é tão boa.

A prova disso é que o turco é o segundo jogador com mais interceptações na temporada (58), além de ter uma taxa de sucesso de desarmes de 85,7%.

Além disso, o turco é o segundo jogador com mais interceptações nesta temporada (58) e tem uma taxa de sucesso de desarmes de 85%.

Comparação entre Sanchez e Abdulkerim
Comparação entre Sanchez e AbdulkerimOpta by StatsPerform

Arthur Masuaku (Besiktas) - 7,4

A temporada do Besiktas tem sido muito fraca, com o clube terminando em quarto lugar no campeonato e entrando na segunda fase de classificação da Liga Europa. No entanto, Arthur Masuaku tem sido um dos destaques da equipa.

Inconsistente no início da época, o lateral-esquerdo ganhou vida própria na segunda metade da temporada sob o comando de Ole Gunnar Solskjaer. Uma verdadeira força ofensiva, Masuaku deu oito assistências na Superliga, o segundo maior número entre os defensores, atrás apenas de Claudio Winck (9), do Kasimpasa. Ele também teve o maior número de passes bem-sucedidos no último terço entre os defensores (387) e o segundo maior número de dribles completados (58).

Além disso, nenhum defesa recuperou a posse de bola mais vezes do que Masuaku (167). Tudo isso ilustra o quanto ele é valioso na parte alta do campo, apesar de jogar na lateral esquerda.

Médios:

Dusan Tadic (Fenerbahçe) - 7,4

O Fenerbahçe teve uma temporada muito má, terminando em segundo lugar no campeonato, atrás do seu maior rival, o que significa que já são 11 anos sem título. Mas o médio Dusan Tadic certamente deu o seu melhor, pois foi a maior força criativa da Superliga.

Aos 36 anos, Tadic foi o jogador com mais assistências no campeonato (13), a par dos seus 11 golos, e o que criou mais oportunidades de golo (21). Além disso, foi o quarto jogador com mais passes certos no último terço, com dois outros nomes da equipa à sua frente.

O sérvio deixou o clube após o fim do seu contrato e o clube terá de encontrar uma nova fonte de criatividade para o substituir.

Estatísticas da temporada de Tadic
Estatísticas da temporada de TadicOpta by StatsPerform

Gabriel Sara (Galatasaray) - 7,3

Contratado do Norwich City por um valor recorde de 18 milhões de euros, os adeptos do Galatasaray não sabiam o que esperar de Gabriel Sara. Mas o brasileiro tem sido uma revelação no meio-campo, acrescentando muita classe e qualidade à equipa.

Com o seu maravilhoso pé esquerdo, Sara tem sido um mago das bolas paradas, com seis das suas oito assistências nesta época a virem desse departamento, ao mesmo tempo que criou o quarto maior número de oportunidades de golo (36).

Ele também é o quarto jogador com mais tentativas de passe (14), o que mostra a sua influência no ataque do Galatasaray. No entanto, a sua forma diminuiu no final da época, quando passou do meio-campo central para um papel mais avançado de número 10. No entanto, não há dúvidas de que ele foi uma excelente contratação.

Rafa Silva (Besiktas) - 7,2

Outro ponto positivo para o Besiktas nesta temporada foi o português Rafa Silva. Contratado no verão, ele tem sido, sem dúvida, o melhor jogador da equipa.

Rafa marcou 12 golos e deu cinco assistências nesta temporada, além de ter feito o maior número de passes no último terço (491), o quinto maior número de grandes oportunidades criadas (16) e o terceiro maior número de oportunidades criadas em jogo aberto (54).

Ele é um grande criador de jogadas e é fundamental para o jogo do Besiktas no terço ofensivo do campo, o que é demonstrado pelo fato de ele ter completado o maior número de dribles nesta temporada (60).

Haris Hajradinovic (Kasimpasa) - 7,3

O único jogador da equipa que não faz parte dos "três grandes", Haris Hajradinovic tem passado despercebido. No entanto, ele teve uma temporada fantástica, ajudando o Kasimpasa a terminar em 10.º lugar.

O jogador de 31 anos marcou nove golos e fez oito assistências - a melhor campanha em termos de golos durante os seus oito anos na Turquia. Ele também tem o segundo maior número de passes certos no terço final (483), o maior número de chances criadas (94) e o maior número de bolas cruzadas (22).

Depois de uma temporada de cinco gols e 14 assistências, ele vive o melhor momento da carreira e se consolida como um dos jogadores mais regulares do campeonato.

Avançados

Yunus Akgun (Galatasaray) - 7,3

O primeiro dos três avançados do Galatasaray, Yunus Akgun, com os seus pés mágicos e o seu maravilhoso pé esquerdo, foi fundamental para a sua equipa, especialmente na primeira metade da época. Muitas vezes visto como um jogador com muito talento, mas com pouco produto final, ele adicionou mais velocidade ao seu jogo, registando sete golos e 10 assistências no campeonato.

Yunus criou o quarto maior número de oportunidades na Super Lig esta época (49), apesar de ter jogado pelo menos quatro jogos a menos do que os jogadores à sua frente. Ele também tentou o terceiro maior número de bolas cruzadas (16).

Jogou nos últimos meses, apesar de ter sido operado, e as suas prestações sofreram com isso. Imaginem como poderiam ter sido melhores se ele estivesse em plena forma.

Victor Osimhen (Galatasaray) - 7,6

O jogador da Super Lig da temporada, de acordo com as notas do Flashscore, há alguma surpresa sobre o quão bom Victor Osimhen tem sido para os campeões? Foi um grande choque para todos quando o Galatasaray conseguiu contratar um dos melhores avançados do mundo por empréstimo e, na ausência de Mauro Icardi, ajudou a conduzir a equipa à glória.

Estatísticas de Osimhen xG
Estatísticas de Osimhen xGOpta by StatsPerform

O avançado nigeriano ganhou a Bota de Ouro na Turquia, marcando 26 golos em 30 jogos, e teve a melhor época da sua carreira em todas as competições, com 37 golos. Com isso, ele se tornou o jogador estrangeiro com mais golos em uma única campanha na Turquia.

Curiosamente, Osimhen foi o jogador que mais oportunidades de golo perdeu na Super Lig (26), o que se deve em parte ao facto de ter uma capacidade notável para criar oportunidades para si próprio com os seus atributos físicos, mas também porque joga na melhor equipa do campeonato.

Baris Alper Yilmaz (Galatasaray) - 7,3

Com uma velocidade impressionante e uma boa forma física, Baris Alper Yilmaz tornou-se um dos jogadores mais importantes da equipa do Galatasaray. Capaz de jogar em várias posições diferentes, o seu valor para a equipa é elevadíssimo.

O avançado turco teve também a melhor época goleadora da sua carreira, com 12 golos na Superliga. Nem sempre bem-sucedido nos dribles, um ponto positivo de Baris é a sua tenacidade e vontade de continuar a tentar, o que é demonstrado pelo facto de ter tentado o segundo maior número de dribles esta época (124).

A sua incrível ética de trabalho e o seu entusiasmo são simplesmente inigualáveis, o que se resume a 458 duelos tentados - o segundo maior número na Super Lig. Segundo consta, vários clubes da Premier League estão interessados no jogador, que já deu a entender que gostaria de tentar a sorte na Inglaterra. O Galatasaray não vai querer perdê-lo.