"Depois de uma viagem cheia de experiências, alegrias, troféus e dores, é altura de ouvir o meu corpo. É altura de me retirar do futebol", anunciou o defesa de 39 anos, num vídeo publicado nas redes sociais.
Adelino André Vieira de Freitas começou no Torcatense, antes de sair para o Vitória SC até chegar ao FC Porto, clube com o qual se sagrou campeão nacional em 2006/07. Depois disso houve um empréstimo ao Leixões antes de uma passagn de três épocas e meia pelo PAOK, de onde saiu em 2011/12.
Nessa época seguiu para a Alemanha, onde representou o Wolfsburgo, com o qual conquistou a Taça da Alemanha e a Supertaça alemã. Nessa altura, sagrou-se campeão europeu por Portugal no Euro-2016, disputado em França. Em 17/18 regressou ao PAOK, onde se tornou capitão e um símbolo histórico do emblema grego.
O jogador somou 25 internacionalizações e marcou um golo por Portugal, tendo integrado a equipa que conquistou o Euro-2016 em França, numa seleção comandada por Fernando Santos.
O lateral, que no início da carreira era extremo, fez nessa campanha os primeiros três encontros na fase de grupos, mas acabou por perder o lugar para Cédric Soares e não foi utilizado nos jogos a eliminar.
Antes disso, Vieirinha já tinha estado com Portugal na fase final do Mundial-2014, que decorreu no Brasil e em que a seleção nacional, de Paulo Bento, caiu ainda na fase de grupos.
O último jogo da carreira de Vieirinha foi em 27 de abril, frente ao Panathinaikos, de Rui Vitória. O PAOK venceu por 2-1 e o lateral entrou em campo nos últimos três minutos.