Mais

Bayern Munique e Estugarda disputam a Supertaça e... Nick Woltemade

Nick Woltemade e Harry Kane enfrentam-se num confronto de avançados
Nick Woltemade e Harry Kane enfrentam-se num confronto de avançadosFrank Hoermann/SVEN SIMON / SVEN SIMON / dpa Picture-Alliance via AFP / Profimedia
Bayern Munique e Estugarda vão disputar o primeiro título da época na Alemanha. Mas uma questão pessoal está a ofuscar a Supertaça.

A Supertaça Franz Beckenbauer está em cima da mesa, mas o confronto explosivo entre o campeão  Bayern e o vencedor da Taça, o Estugarda, há muito que se transformou na "Taça Nick Woltemade".

Quando o primeiro título da temporada for disputado no sábado (19:30), muita coisa vai girar em torno do jovem astro que tanto quer ir para Munique, mas provavelmente terá que ficar com os suábios.

Siga o Estugarda - Bayern de Munique

O jogo em Estugarda será o derradeiro teste de resistência para o jogador de 23 anos, pois todos os olhos estarão postos no Woltemade - mesmo que ambas as equipas tenham tentado reduzir ao mínimo o teatro de verão antes da cimeira do Sul.

O diretor desportivo do Bayern, Christoph Freund, também não quis colocar mais lenha na fogueira esta sexta-feira. 

"As pessoas estão a falar de prazos, de todo o tipo de ultimatos, de números. Na verdade, nunca comentámos este assunto - e também não o faremos agora. Não há um novo estatuto", disse Freund.

Sem ajuda psicológica

"O jogador tem um contrato com o Estugarda. E acho que merecemos o respeito de não iniciar mais discussões na véspera do jogo", acrescentou.

Antes disso, o treinador do Estugarda, Sebastian Hoeness, já tinha pouca vontade de comentar toda a confusão.

"Já muito foi dito sobre o assunto por todos os lados. Não há mais nada a acrescentar da minha parte", disse, para depois acrescentar: "O Nick faz parte da nossa equipa e é uma peça muito, muito importante para a nossa equipa. A situação não mudou em nada".

Por outras palavras: o Estugarda continua teimoso no seu jogo de póquer. Durante a semana, o clube já tinha rejeitado uma proposta melhorada de Munique, que se diz rondar os 64 milhões de euros. O próprio Woltemade também terá recusado os pedidos do diretor executivo Alexander Wehrle e do diretor desportivo Fabian Wohlgemuth.

Apesar de todo o alarido, Hoeness não prevê qualquer apoio psicológico especial para o seu atacante. "É claro que estamos a acompanhar a situação, mas ela não evoluiu de tal forma que eu sinta que tenho de reagir em conformidade."

Muitas saídas e olhos postos em Woltemade

Hoeness preferiu falar sobre a primeira oportunidade de título da temporada.

"Este é um jogo contra a melhor equipa da Alemanha, uma das melhores equipas da Europa. No entanto, pensamos que temos uma oportunidade, apesar de sabermos que provavelmente teremos de nos superar. Mas estaremos prontos para isso", disse Hoeness, confiante.

O Estugarda só ganhou a Supertaça uma vez (1993), enquanto o Bayern conquistou-a dez vezes. 

"Todos os títulos são importantes para nós. Não temos dúvidas de que se trata de um jogo importante", enfatizou o técnico Vincent Kompany. Freund também descreveu a Supertaça como uma"honra".

"É bom ganhar algo no primeiro jogo competitivo da temporada", disse.

No Estugarda, o guarda-redes Alexander Nübel está de fora devido a uma lesão no cotovelo, mas Angelo Stiller, que tem estado em dificuldades recentemente, está apto para a ação. O Bayern não contará com Kingsley Coman, que se transferiu para o Al Nassr, da Arábia Saudita, por até 35 milhões de euros, após dez anos em Munique.

Depois de Thomas Müller, Leroy Sané e Mathys Tel, o francês é o quarto jogador a deixar o campeão alemão no setor ofensivo. Segundo os rumores, Christopher Nkunku, antigo jogador do RB Leipzig, poderá ser o seu sucessor. 

"Estamos muito bem posicionados. A quantidade é menor, mas ainda faltam duas semanas para a janela de transferências. Estamos de olhos abertos, é claro", disse Freund: "Não estamos a excluir nada." Nem sequer uma transferência de Nick Woltemade?