Com o resultado, o Grémio conquista a Supertaça Gaúcha pela quinta vez na sua história, sendo o clube com mais taças na história do torneio. Os outros títulos aconteceram em 2019, 2021, 2022 e 2023. O torneio acontece desde 2014 entre os campeões do Campeonato Gaúcho e da Copa da Federação Gaúcha do ano anterior.
Reveja aqui as principais incidências da partida
O Grémio, que voltou a jogar depois de 10 dias de férias e 16 de treinos, em virtude da pausa para o Mundial de Clubes, não desiludiu , deixando para trás o filme do ano anterior, quando perdeu esta mesma decisão para o São Luiz.
O Imortal volta a jogar contra o Cruzeiro, fora de casa, no domingo, no regresso do Brasileirão. O Tricolor Gaúcho é o 11.º classificadoe terá pela frente o vice-líder, que tem o mesmo número de pontos do primeiro colocado Flamengo. O Zeca disputa a Série D e ocupa a terceira posição do Grupo A8.
O Grêmio encaminhou a taça ainda no primeiro tempo, quando terminou a etaa inicial vencendo por 2-0. O São José ofereceu pouco perigo, com o Grémio aproveitando seu maior volume para abrir o marcador aos 15 minutos com Alysson.
O passe de Dodi veio na medida, com o jovem de 19 anos a dominar e já finalizar. A qualidade do jogador, que tem recebido confiança do técnico Mano Menezes, ficou evidente aos 21 minutos em jogada individual pela direita. Ele pedalou para cima da marcação antes de ganhar a linha de fundo e cruzar para Amuzu fazer o segundo.
O Grémio poderia ir para o balneáriro com um 3-0 se não fosse o penálti falhado por Cristaldo já perto do fim.
No segundo tempo, o Grémio controlou bem o jogo, voltando a parar no guarda-redes Fabio Rampi, melhor figura do lado do São José, que impediu a goleada dos donos da casa, que saíram de campo satisfeitos com um título que dá alguma dose de motivação para enfrentar a Raposa em um complicado duelo do Brasileirão.