Mais

Polónia: Jogo da Supertaça pode ser transferido para Varsóvia

Jogo da Supertaça da Polónia pode ser transferido para Varsóvia
Jogo da Supertaça da Polónia pode ser transferido para VarsóviaMichał Dyjuk, PGE Narodowy, PGENarodowy.pl
Como se não bastassem as reviravoltas do jogo da Supertaça da Polónia, assistimos agora a mais uma. A Associação Polaca de Futebol (PZPN) assumiu a organização do evento do Jagiellonia e está a tentar uma mudança crucial de local, de Białystok para Varsóvia.

Se esta informação se confirmar, haverá uma grande agitação. De forma independente, Szymon Janczyk (Weszło) e Adam Slawinski (Kanał Sportowy) apuraram que a Federação Polaca de Futebol tem feito esforços para mudar o jogo da Supertaça da Polónia para o PGE Narodowy, em Varsóvia.

Este seria um passo altamente problemático por razões logísticas. Em primeiro lugar, o Jagiellonia já tinha começado a vender bilhetes para o seu estádio na semana passada. Porque, de acordo com os regulamentos da competição, é o campeão polaco que recebe o jogo no seu próprio estádio.

Em segundo lugar, faltam duas semanas para o jogo marcado para 2 de abril e - partindo do princípio de que se realiza sem restrições de público - o National teria de acolher vários milhares de adeptos do Wisła Kraków, que viajam de Cracóvia, e do Jagiellonia, que viajam de Białystok. Mesmo admitindo outra mudança de data, isto seria um enorme desafio para os serviços de policiamento em Varsóvia.

Porquê a possível mudança?

Uma das principais razões para uma nova mudança de decisão é o facto de o Jagiellonia Białystok não acolher os adeptos do Wisła Kraków. Embora pouco depois de a data do jogo ter sido anunciada, o presidente do Jagiellonia, Ziemowit Deptuła, tenha estipulado que "de momento" não via quaisquer obstáculos, mais tarde esses obstáculos foram encontrados. E não são obstáculos imaginários - a Arena Chorten vai ser remodelada antes do jogo decisivo contra o Real Betis (10 de abril), parte do qual será a reorganização da zona dos adeptos visitantes.

No entanto, a posição do Wisła Kraków não foi a de que a equipa principal do White Star não entrará em campo se os adeptos de Cracóvia não forem autorizados a entrar. Isto faz parte de uma objeção ao boicote organizado por hooligans, a que os clubes de futebol aderiram pelo segundo ano.

Supertaça era suposto abrir a época, será que vai conseguir fechá-la?

Recorde-se que a organização do jogo da Supertaça da Polónia deu uma reviravolta, depois de não se ter realizado na data original. Esta foi marcada pela Federação Polaca de Futebol para 7 de julho de 2024, para abrir tradicionalmente a época com um confronto entre o campeão e o vencedor da Taça.

No entanto, a federação não consultou a data com os clubes que estavam a iniciar a competição na Europa (o Jaga regressava de um estágio no dia anterior) e a data foi suspensa. As tentativas posteriores de encontrar uma data conveniente falharam e, quando se marcou o final de abril, verificou-se que a Arena Chorten estava ocupada devido a eventos não desportivos.

Por conseguinte, o dia 2 de abril, exatamente um mês antes da final da Taça da Polónia, parece ser um dos últimos, se não o último, momento para realizar o duelo. Afinal de contas, o novo vencedor da Taça da Polónia e, mais tarde, do campeonato polaco, será conhecido em maio.