Mais

Sérgio Conceição já quer fazer história no AC Milan, mas a tarefa é árdua

Sérgio Conceição, treinador do AC Milan
Sérgio Conceição, treinador do AC MilanJOSE BRETON/NurPhoto/NurPhoto via AFP

Um desafio proibitivo, até porque os nerazzurri já não são a equipa que os rossoneri venceram de forma decisiva no San Siro, a 22 de setembro. Agora, o Inter de Milão Inzaghi recuperou um ótimo estado de forma, assim como a solidez defensiva habitual. Mesmo que a provável ausência de Thuram pese.

Uma confirmação para escrever uma página da história. O AC Milan tem a oportunidade de passar, numa semana, da desolação de uma demissão à exaltação da conquista de um troféu. Por isso, os rossoneri, no rescaldo da retumbante vitória sobre a Juventus, já estão em campo para preparar o dérbi que vale um título.

Não há Rafael Leão, que ainda treinou à parte dos companheiros, mas Loftus Cheek, que não estava disponível por ter sido afetado, como outros companheiros durante o jogo contra a Juventus, está de volta ao grupo. Na segunda-feira à noite, na final, o AC Milan terá de provar que a vitória sobre a Juventus não foi um golpe de sorte.

É claro que ainda há um longo caminho a percorrer. A primeira parte foi dececionante, com o primeiro remate à baliza do AC Milan a acontecer aos 60 minutos. Mas, antes de se fixar na técnica e na tática, o AC Milan tem de se encontrar mentalmente, psicologicamente. E certamente a recuperação contra a Juventus é um sinal importante nessa direção. Agora, com um dia a menos de descanso, o AC Milan terá de enfrentar o Inter na final.

A solidez redescoberta de Inzaghi e a ausência de Thuram

Um desafio proibitivo, até porque os nerazzurri já não são a equipa que os rossoneri venceram de forma decisiva em San Siro a 22 de setembro. Agora, o Inter de Inzaghi recuperou um ótimo estado de forma, assim como a sua habitual solidez defensiva. Mas, se a ausência de Marcus Thuram for confirmada - como parece -, o AC Milan certamente terá menos pressão para lidar com a defesa. Muito provavelmente, de facto, o melhor marcador da Serie A terá de desistir devido a um ligeiro alongamento do adutor da coxa esquerda. Uma perda importante para o Inter, que continua a debater-se com as dificuldades de Lautaro Martinez para marcar golos.

É certo que Sérgio Conceição aproveita cada momento para transmitir ensinamentos e diretivas ao grupo, bem como o carácter necessário para enfrentar um dérbi que vale um troféu. Motivação não vai faltar, mas a energia tem de ser canalizada da forma correta para evitar o exagero e ser agressiva, tentando aproveitar qualquer erro dos nerazzurri.

Uma vitória para ficar na história

Sérgio Conceição está a começar com 300 horas de trabalho. Primeiro o delicado desafio contra a Juve, depois de uma longa viagem e poucas horas de trabalho, com uma equipa debilitada pela febre (que afetou o treinador e também Jiménez e Abraão), agora um dérbi que viverá emoções diferentes, porque será disputado na Arábia Saudita, mas com um peso específico muito elevado.

É pouco provável que Inzaghi volte a cair nos mesmos erros do jogo do campeonato em setembro. As intuições tácticas de Paulo Fonseca provavelmente não servirão para Sérgio Conceição, que - de qualquer forma - é um homem convencido dos seus próprios meios, determinado e carismático.

Será o seu primeiro dérbi, mais um teste, depois de ter visto a equipa pela primeira vez há apenas quatro dias. Mas um sucesso projetá-lo-ia imediatamente no Olimpo dos treinadores rossoneri. A temporada tomaria um rumo completamente diferente. Mas, primeiro, é preciso vencer e, provavelmente, fazê-lo sem Rafael Leão, para colocar a sua assinatura na história do clube.

Siga o Inter-AC Milan no Flashscore