O Benfica procura conquistar na quinta-feira, na Supertaça de futebol, frente ao Sporting, o 87.º troféu da sua história, o que lhe permitiria ultrapassar o FC Porto e isolar-se no comando do ranking de troféus das equipas portuguesas.
Os dois clubes continuam em igualdade, tal como no início da temporada passada, na qual o FC Porto conquistou a Supertaça e o Benfica a Taça da Liga, com o Sporting a vencer o campeonato e a Taça de Portugal, somando 57 títulos, ainda a 29 dos rivais.
Numa contagem cega, que coloca no mesmo patamar uma Taça dos Campeões e uma Supertaça ou um campeonato e uma Taça da Liga, o FC Porto chegou ao 86.º título na Supertaça, ao vencer o Sporting, por 4-3, após prolongamento, no primeiro encontro de Vítor Bruno à frente da equipa e no primeiro título de André Villas-Boas como presidente da SAD – venceu a Taça do ano anterior já como presidente do clube.
Os dragões estiveram alguns meses em vantagem, antes de o Benfica somar também o título número 86, na final da Taça da Liga, igualmente frente aos leões, por 7-6 no desempate por grandes penalidades, com Trincão a falhar o penálti decisivo em Leiria.
O FC Porto soma, internamente, 30 vitórias no campeonato, 24 na Supertaça, 20 na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga, mais quatro no extinto Campeonato de Portugal.
No plano internacional, os portistas arrebataram mais sete troféus, dois de campeão europeu (Taça dos Campeões de 1986/87 e Champions de 2003/04), uma Taça UEFA, uma Liga Europa, duas edições da Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.
Quanto ao Benfica, venceu por duas vezes a Taça dos Campeões e soma ainda 38 vitórias no campeonato, 26 na Taça de Portugal, nove na Supertaça, oito na Taça da Liga, três no Campeonato de Portugal. Ainda venceu a Taça Latina, que a FIFA não conta.

Após a vitória na Supertaça de 2013, o FC Porto tinha mais seis troféus do que as águias (74-68), que, contudo, responderam com um parcial de 13-0 – quatro campeonatos, o tetra, três edições da Taça da Liga, duas da Taça de Portugal e quatro da Supertaça – e reassumiram o comando (81-74).
O FC Porto voltou aos títulos com a vitória na Liga 2017/18, negando, sob o comando de Sérgio Conceição, o penta às águias, que ripostaram com a reconquista de 2018/19, época em que os dragões venceram a Supertaça.
Em 2019/20, o Benfica começou por vencer a Supertaça, mas o FC Porto fez a dobradinha nessa época e repetiu-a em 2021/22, depois de, pelo meio, em 2020/21, ter arrebatado a Supertaça, encurtando a diferença para dois (83-81).
Os dragões voltaram a superiorizar-se, numericamente, em 2022/23 e, com três troféus (Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça), contra um (o campeonato do Benfica, de Roger Schmidt), igualaram a contenda a 84.
Nas duas épocas seguintes, a tabela não se alterou com o Benfica a vencer uma Supertaça e uma Taça da Liga, e o FC Porto a conquistar uma Taça de Portugal e uma Supertaça, passando ambos a somar 86 títulos, contra 57 do Sporting, que, em 2024/25, conseguiu a dobradinha.
Siga a Supertaça com o Flashscore
