Este facto foi anunciado pela Federação Alemã de Futebol (DFB) e pela Liga Alemã de Futebol (DFL) esta sexta-feira. Com o seu acordo, as associações querem honrar os serviços prestados pelo "Kaiser" ao futebol alemão.
"O Franz ia adorar", disse a viúva de Beckenbauer, Heidi.
O presidente da DFB, Bernd Neuendorf, sublinhou que era importante para a DFB e para ele pessoalmente "honrar e prestar homenagem aos feitos e ao trabalho de Franz Beckenbauer. Os seus serviços ao futebol são incomparáveis e inesquecíveis".
Beckenbauer é um "filho da Bundesliga"
Hans-Joachim Watzke, porta-voz do Comité Executivo da DFL, acrescentou: "Franz Beckenbauer foi um filho da Bundesliga. Dificilmente alguém a moldou como ele".
A Supertaça é organizada pela DFL, que desde 2010 homenageia anualmente o vencedor com um troféu especialmente criado para o efeito. Em 2025, a "Supertaça Franz Beckenbauer" terá lugar a 16 de agosto.
Beckenbauer sagrou-se campeão do mundo com a seleção alemã, como jogador e dirigente de equipa e, como presidente do comité organizador do Campeonato do Mundo de 2006 na Alemanha, é considerado o pai do conto de fadas de verão. Morreu a 7 de janeiro de 2024.
O seu antigo clube, o Bayern Munique, anunciou recentemente que deixaria de emitir a camisola número 5 em sua honra e, a partir de janeiro, a Allianz Arena de Munique passará a estar localizada na Franz Beckenbauer Platz 5.
Está também prevista a construção de um memorial ao "Kaiser", ao lado do seu antigo colega de equipa e amigo, Gerd Müller.