Mais

Supertaça de Espanha: Gavi voltou ao seu melhor para colocar o Barcelona na final (0-2)

Gavi comemora o seu golo com Lamine Yamal
Gavi comemora o seu golo com Lamine YamalFADEL SENNA / AFP
O sevilhano abriu o marcador na primeira parte, depois de finalizar o cruzamento de Balde ao poste. Na segunda parte, fez um grande passe para Lamine Yamal marcar o segundo golo. O Athletic Bilbao estava longe do alto nível a que está habituado. No entanto, procurou a baliza de Szczesny e o VAR anulou por fora de jogo um golo de De Marcos e outro de Iñaki Williams.

Athletic Bilbao 0-2 Barcelona

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Barcelona enfrentou a primeira meia-final da Supertaça de Espanha com uma boa notícia, que chegou uma hora antes do pontapé de saída. O CSD tinha concedido a medida cautelar a Dani Olmo e Pau Víctor, que entra em vigor na quinta-feira, pelo que Flick poderá contar com eles, se assim o desejar, a partir do próximo jogo.

Szczesny foi titular na baliza, Gavi e Pedri dividiram o meio-campo com Casadó, enquanto Lamine foi titular após lesão. Para o Athletic, Nico Williams começou no banco.

Em campo, o Athletic Bilbao começou melhor. Lamine Yamal fez um passe de marca para Koundé rematar à queima-roupa. Unai Simón estava lá para salvar a sua equipa. Pouco depois, um cruzamento do francês foi desviado por Raphinha com o pé esquerdo por cima da barra.

O brasileiro voltou a procurar o primeiro golo com um livre à entrada da área que foi bloqueado por Simón. O Barça continuou a dominar e chegou ao golo aos 17 minutos.

Gavi abriu o marcador

Uma jogada de equipa, iniciada por Pedri, foi continuada por Balde na ala esquerda. A bola lançada para a área pelo lateral foi finalizada por Gavi no poste mais próximo, com um remate de primeira que passou por Unai Simón. O jogador de Los Palacios dedicou o golo a Dani Olmo com o seu gesto caraterístico de apontar para o relógio.

Lewandowski pressionou o guarda-redes do Athletic Bilbao na jogada seguinte, em que quase o assustou. A equipa de Bilbao, no entanto, chegou ao ataque através de Iñaki Williams e o passe do internacional ganês para Guruzeta foi intercetado por Koundé.

Mas o Barça continuava a dominar e um erro de Paredes fez com que Lamine recuperasse a bola para Raphinha e Simon salvou o segundo golo dos catalães.

Com o passar dos minutos, o Athletic Bilbao passou a estar cada vez mais presente na área de Szczesny. Um erro do polaco resultou num canto após um remate de Iñaki Williams. Mais tarde, salvou a sua equipa após um cruzamento de Yuri que se dirigia perigosamente para Guruzeta. Simón emendou outro erro contra Raphinha que deixou os adeptos nervosos.

Iñaki Williams cabeceou por cima da barra na sequência de um livre que lhe coube no flanco direito. O domínio avassalador do Barça deu lugar a uns últimos minutos muito bons do Athletic antes do intervalo.

Lamine Yamal garantiu a vitória

No entanto, o Barça entrou na segunda parte com a mesma intensidade do início do jogo. Lamine Yamal esteve perto de repetir o golo que marcou pela Espanha contra a França nas meias-finais do Euro. Simon apanhou o remate de Raphinha pouco depois.

Mas Lamine Yamal acabaria por marcar o segundo, depois de uma boa recuperação de Iñigo Martínez, um grande passe de Gavi e um controlo espetacular do campeão europeu com a Espanha sobre si próprio, finalizado com um bom remate.

Na jogada seguinte, Lewandowski teve o terceiro nos pés, após um grande passe de Raphinha, mas o remate do polaco saiu ao lado. Raphinha, com um remate cruzado, procurou o terceiro.

Aos 62 minutos, Valverde fez entrar Nico Williams e De Marcos e Vesga, para os lugares de Guruzeta, Lekue e Prados. Por seu lado, Flick retirou Lamine e fez entrar Fermín.

Vesga entrou em campo com uma grande velocidade, com um remate em arco que obrigou Szczesny a intervir. Os homens de Valverde aumentaram a pressão, mas não conseguiram incomodar o Barça. Iñaki Williams teve a oportunidade de rematar, mas a bola saiu ao lado.

Flick decidiu fazer descansar Gavi, que queria ficar, e Lewandowski para fazer entrar De Jong e Ferran Torres.

Golos anulados a De Marcos e Iñaki Williams

O Athletic, liderado por Williams, continuou a procurar o golo que o colocaria no jogo. Nico fez um passe magistral à meia-volta e viu Óscar De Marcos a entrar. O jogador do Laguardia entrou a todo o gás e bateu Szczesny, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Iñaki usou a sua velocidade para recolocar o Athletic no jogo com um remate certeiro, depois de Djaló ter roubado a bola a De Jong. Mas depois de festejar o golo, o VAR decidiu que estava em fora de jogo.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore