Numa lista liderada à distância pelo FC Porto, com 24 conquistas, os dois clubes lisboetas dividem o segundo posto do ranking com nove triunfos, sendo que os leões, campeões nacionais e vencedores da última edição da Taça, apenas perderam três das 12 finais disputadas. Por seu turno, o Benfica, vice-campeão nacional e finalista da última edição da Taça, saiu derrotado em 13 das 22 finais disputadas.
No confronto entre os dois rivais lisboetas há uma igualdade a dois, pelo que a final do próximo dia 31 de julho, no Estádio Algarve, vai desempatar o segundo lugar do ranking.
Numa prova disputada desde 1978/79, que teve o Boavista como primeiro vencedor, quando derrotou na final o FC Porto, o Benfica adiantou-se ao Sporting, quando venceu a segunda edição, na altura com jogos disputados na casa dos dois finalistas.
Na primeira partida, disputada em 10 de setembro de 1980 no antigo estádio José Alvalade, registou-se um empate 2-2, com Jordão a resgatar um empate para os leões, com golos aos 58 minutos, este de grande penalidade, e 66, respondendo aos tentos de Carlos Manuel, aos 11, e de César, aos 44.
O mesmo Jordão colocou, em 29 de setembro, o Sporting a vencer em casa dos encarnados, aos 22 minutos, de grande penalidade, mas as águias responderam e viraram com tentos de Nené, aos 43, e de Vital, aos 86.
O Sporting respondeu sete anos depois, na temporada 1986/87, com dois triunfos, primeiro na Luz por 3-0, com golos de Edmundo, aos 20, na própria baliza, Silvinho, 72, e Paulinho Cascavel, 78, e depois por 1-0 em Alvalade, com um tento de Silvinho, aos 20.
Os dois rivais só voltaram a encontrar-se na decisão de 2014/15, desta feita a um só jogo e já no Estádio Algarve, tendo os verde e brancos aproveitado para se adiantarem no confronto com os encarnados, numa decisão resolvida com um golo solitário do peruano André Carrillo, aos 53 minutos.
Quatro anos depois, o Benfica voltou a empatar as contas particulares entre os dois clubes de Lisboa, novamente no Estádio Algarve, numa goleada por 5-0, marcada com os tentos de Rafa (40), Pizzi (60 e 75), Grimaldo (64) e Chiquinho (90).
Siga a Supertaça com o Flashscore
