Mais

Feminino: Joe Montemurro nomeado novo selecionador da Austrália

Joe Montemurro é o novo selecionador da Austrália
Joe Montemurro é o novo selecionador da AustráliaJustin Tallis / AFP
A nomeação põe termo a uma espera de quase um ano, após a demissão de Tony Gustavsson, na sequência do fraco desempenho das Matildas nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

O conceituado treinador de 55 anos concordou em deixar o clube francês Lyon, com um ano de contrato, para assinar um vínculo de três anos com a Football Australia até ao final dos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.

Montemurro, nascido em Melbourne, especializou-se na gestão do futebol feminino há mais de uma década, tendo levado o Melbourne City à conquista da dobradinha A-League Women em 2015/16, antes de embarcar num carrossel de sucesso de sete anos na Europa, durante os quais conquistou títulos da liga com o trio Juventus, Arsenal e o atual Lyon.

A primeira grande missão de Montemurro com as Matildas é a Taça Asiática Feminina de 2026, que será disputada em Sydney, Perth e Gold Coast ,em março, e que tem a Austrália como uma das principais candidatas ao título, se não a principal.

"Esta equipa significa muito para muitos australianos e sinto-me honrado com a oportunidade de ajudar a moldar o seu próximo capítulo", afirmou Montemurro numa conferência de imprensa em Sydney, esta segunda-feira.

"Acompanhei de perto a incrível jornada delas e estou animado com a paixão, a resiliência e a identidade que elas construíram. O meu trabalho é honrar o legado, aproveitar o impulso e ajudar esta equipa a jogar um futebol que inspire e una o país", acrescentou.

Durante a sua carreira de treinador, na qual conquistou vários troféus importantes na Austrália, no Reino Unido e na Europa, Montemurro recebeu elogios generalizados de algumas das suas jogadoras mais bem sucedidos pelo seu estilo de direção, incluindo a lenda do Arsenal e da Inglaterra, Beth Mead MBE, que na sua autobiografia o descreveu como "tão descontraído que é quase horizontal... Desde o primeiro dia, Joe é tão caloroso que se torna profundamente pessoal. O conhecimento tático de Joe é supremo e ele é claro no que quer. É um treinador baseado na posse de bola, que quer controlar e dominar a bola, mas o mais importante para ele é a fluidez. Ele criou uma aura sobre nós, e tudo o que fazíamos parecia fluido e divertido... Senti que podia jogar de olhos fechados."