Atlético-MG 0-1 Flamengo (4-3 após penáltis)

Em desvantagem após a primeira mão, o Flamengo procurou controlar a partida no primeiro tempo e dominou a posse de bola. Em alguns momentos, o número ficou próximo dos 80% para os rubro-negros. Sem conseguir sair da armadilha de Filipe Luís, o Atlético-MG pouco conseguiu atacar.
O blitz do Flamengo deu resultado, e a equipa foi para o intervalo com o empate no agregado. A jogada do golo foi uma construção coletiva finalizada após associação de Gonzalo Plata e Everton Cebolinha. O extremo recebeu na área, cortou Natanael e finalizou na saída de Éverson.

Muito pressionado no primeiro tempo, o Atlético-MG voltou melhor do intervalo e equilibrou o jogo. Rony parou em defesa de Rossi; Scarpa acertou ntrave em remate de fora da área; Arana e Hulk perderam boas oportunidades.
O Flamengo não recuou e foi para a frente, mas sem a mesma contundência da etapa inicial.
Éverson de novo
Grande responsável pelo apuramento do Atlético-MG na Sul-Americana, Éverson entrou no desempate por penáltis como grande candidato a ser herói. Mas, antes do guarda-rdes atleticano aparecer, os remates começaram com altíssimo nível do lado dos batedores. Arrascaeta, Jorginho e Saúl Ñíguez marcaram para o Flamengo; Hulk e Gustavo Scarpa converteram do lado do Galo.

O primeiro erro surgiu no terceiro remate do Atlético-MG. Junior Alonso parou em Agustín Rossi e instaurou um clima de muita tensão na Arena MRV. No entanto, a atmosfera pesada durou pouco, já que Éverson parou Samuel Lino e deixou Igor Gomes na condição de empatar.
Com tudo igual, Wallace Yan isolou em seguida e deixou o camisola 22 do Galo com a bola do apuramento. O guarda-redes converteu e fechou o jogo.

O apuramento deu ao Atlético-MG a vingança sobre o Flamengo em relação à última final da Taça do Brasil. A vaga nos quartos de final também é um alívio para os cofres do Galo, já que receberá cerca de 744 mil euros. O adversário da próxima fase será definido em sorteio na terça-feira.
A eliminação na Taça do Brasil representa um baque para o Flamengo, já que é a mais precoce do clube desde 2016. Na ocasião, o Rubro-Negro foi eliminado pelo Fortaleza na segunda fase. Finalista nas últimas três edições e atual campeão, o Fla agora foca-se no Brasileirão - onde é líder - e na Libertadores - enfrenta o Internacional nos oitavos.
Os dois clubes voltam a jogar no fim de semana, pela 19.ª jornada do Brasileirão. O Atlético-MG visita o Vasco no domingo; o Flamengo recebe o Mirassol no sábado.