Mais

Taça do Brasil estuda novo formato com menos jogos

Troféu da Taça do Brasil
Troféu da Taça do BrasilROBSON MAFRA / AGIF / AGIF via AFP
A CBF, por intermédio do presidente Samir Xaud, pode promover mudanças profundas no regulamento da Taça do Brasil a partir da próxima temporada. O jornalista Marcel Rizzo, do Estadão, detalhou as alterações, que podem atingir todas as etapas da Copa nacional.

A primeira ideia é que os confrontos sejam disputados em partidas únicas até às meias-finais, algo que já acontece em países da Europa, como Portugal.

Inicialmente, apenas a final seria disputada a duas mãos. Porém, há uma corrente que defende a realização de um jogo único também na grande decisão da Taça do Brasil

Desta maneira, esta partida aconteceria em campo neutro. Na Inglaterra, por exemplo, a final da Taça nacional é disputada em Wembley. Na Alemanha, a disputa é levada para o estádio Olímpico de Berlim.  Em Portugal, acontece no Estádio Nacional.

Seria uma forma de trazer alívio ao complicado calendário do futebol brasileiro, reduzindo em até sete jogos, por exemplo, a carga de compromissos dos clubes que avançarem até o fim do certame. 

A CBF, por sua vez, não se manifestou abertamente sobre as mudanças, já que as discussões estão em andamento. Há, no entanto, obstáculos, como os atuais contratos comerciais firmados pela entidade. Outro tema em pauta é a possibilidade de ampliação do número de participantes da Taça do Brasil, mas isso, obviamente, impactaria em mais datas para a disputa dos jogos. 

Quatro clubes restam na disputa da competição deste ano: Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco. A conclusão do torneio acontecerá em dezembro, após o término do Brasileirão, quando serão realizados os jogos das meias-finais e finais.