Taça do Brasil: Nuno Moreira assiste e Vasco fica em vantagem diante do Fluminense (2-1)

Vegetti garantiu a reviravolta do Vasco sobre o Fluminense
Vegetti garantiu a reviravolta do Vasco sobre o FluminenseThiago Ribeiro / AGIF / AGIF via AFP

O Vasco venceu o Fluminense por 2-1, no Maracanã, na primeira mão das meias-finais da Taça do Brasil. Serna abriu o marcador para o Flu na primeira parte, mas Rayan empatou no reatar. Vegetti entrou e decidiu nos descontos, numa segunda parte dominada pelo Cruz-Maltino.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A má fase do Vasco nos últimos oito jogos coincidiu com a seca de Vegetti, que não marcava desde 26 de outubro. O avançado argentino entrou no clássico aos 77 minutos e quebrou o jejum da melhor forma possível.

Aos 90+5', aproveitou um cruzamento de Andrés Gómez e marcou de cabeça, consumando a reviravolta e fazendo explodir o Maracanã. Vegetti chegou aos quatro golos em oito duelos frente ao Fluminense - apenas o Fortaleza sofreu mais (cinco).

Rayan comanda reviravolta

O Fluminense não precisou assumir o protagonismo com bola para demonstrar maior organização e abrir o marcador na primeira parte. Além de limitar o Vasco a cruzamentos e remates sem grande perigo, o Tricolor apostou na pressão alta para recuperar a posse e contra-atacar em velocidade.

Numa das escapadelas, Léo Jardim fez falta sobre Everaldo fora da área e ficou perto da expulsão. O golo do Flu surgiu de uma jogada ensaiada: Renê cruzou para Thiago Silva, que amorteceu de cabeça para Serna; o remate do colombiano desviou em Andrés Gómez e terminou no canto da baliza de Jardim, aos 22 minutos.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Fernando Diniz falou tanto com os jogadores ao intervalo que continuou a dar instruções mesmo com a equipa já em campo e elas surtiram efeito. Logo aos cinco minutos, Nuno Moreira foi astuto ao desviar um cruzamento rasteiro, tirar Thiago Silva e Freytes da jogada e deixar Rayan em excelente posição para empatar o clássico.

O golo teve o efeito esperado: domínio do Vasco e um Flu encostado atrás. Puma Rodríguez esteve perto da reviravolta em duas ocasiões. O Fluminense voltou a respirar a partir dos 75 minutos, mas o ímpeto de Rayan acabou por fazer a diferença aos 90+5'. O jovem ultrapassou quatro adversários, sofreu falta e cobrou rapidamente; a decisão apanhou a defesa tricolor desprevenida e abriu caminho para o golo de Vegetti.