Mais

Feminino: River Plate expulso de torneio por racismo e quatro jogadoras detidas em São Paulo

River Plate-Grémio não chegou ao fim
River Plate-Grémio não chegou ao fimGuilherme Veiga / Brasil Ladies Cup
O River Plate foi excluído de participar nesta e nas próximas edições do Brasil Ladies Cup, numa suspensão de dois anos, depois de um episódio de racismo no jogo com o Grémio.

Recorde as incidências da partida

No jogo diante do Grémio, ainda na primeira parte e após o golo da formação brasileira, gerou-se um foco de tensão com jogadoras argentinas, com Candela Díaz a chegar ao ponto de fazer um gesto a imitar um macaco, na direção de um apanha-bolas.

A situação escalou o árbitro viria expulsou mesmo seis jogadoras do River Plate, terminando a partida com derrota imediata por 0-3.

A situação, porém, não acabou com o apito final antecipado. Quatro jogadoras do River Plate - Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz - foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia, em São Paulo, após o jogo, por acusação de racismo e, após serem ouvidas vítimas e testemunhas, acabaram mesmo por ficar detidas.

De resto, o próprio River Plate já se manifestou sobre o caso e deixou claro que irá tomar "medidas disciplinares" contra as atletas envolvidas.

"O River Plate manifesta o seu mais absoluto repúdio perante os gestos discriminatórios ocorridos no jogo com o Grémio na Brasil Ladies Cup 2024. Comunicamos que já estamos a tomar as medidas disciplinares correspondentes e continuaremos a trabalhar para erradicar este tipo de condutas", podia ler-se na nota oficial do emblema de Buenos Aires.