Bayer Leverkusen e Xabi Alonso a 180 minutos da dobradinha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bayer Leverkusen e Xabi Alonso a 180 minutos da dobradinha

Xabi Alonso e os seus jogadores após a vitória contra o Hoffenheim no fim de semana passado.
Xabi Alonso e os seus jogadores após a vitória contra o Hoffenheim no fim de semana passado. AFP
Werkself e o espanhol tentam garantir o bilhete para o Olympiastadion a 25 de maio, esta quarta-feira.

Ainda invicto nesta temporada, o Bayer Leverkusen recebe o Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão, na BayArena, na quarta-feira à noite, e quer chegar à quinta final da Taça da AlemanhaPela primeira vez na história da competição, apenas um representante da Bundesliga está entre os quatro finalistas, e os homens de Xabi Alonso são, portanto, os grandes favoritos.

Nos 120 anos da sua existência, o Bayer Leverkusen está a caminho de uma época histórica, embora até agora só tenha conquistado dois troféus: a Taça UEFA (precursora da Liga Europa) em 1988 e a Taça da Alemanha em 1993. Ainda em disputa em três competições (Bundesliga, Taça e Liga Europa), o Werkself pode acrescentar mais títulos a uma lista de distinções até agora dominada pelos segundos lugares (no campeonato em 1997, 1999, 2000, 2002 e 2011, na Taça em 2002, 2009 e 2020 e na Liga dos Campeões em 2002). Tudo isto valeu ao clube a alcunha de "Neverkusen". 

Mas desde a chegada de um certo Xabi Alonso, algumas coisas parecem ter mudado. Com 13 pontos de vantagem sobre o Bayern na Bundesliga, o título não parece mais estar fora do alcance do clube. Um troféu que ficará para sempre na história do clube. Se juntarmos a isso a possibilidade de fazer a dobradinha nacional, o treinador espanhol tornar-se-ia para sempre uma lenda do Bayer Leverkusen, em apenas um ano e meio.

Na semana passada, o antigo jogador do Real Madrid, Bayern e Liverpool oficializou, em conferência de imprensa, a sua permanência nos arredores de Colónia. Uma tendência que explicámos no início de fevereiro: Xabi Alonso queria continuar no Bayer Leverkusen a curto prazo, pois um dos seus desejos era poder competir na Liga dos Campeões com o plantel que tinha formado. As ofertas do Bayern e do Liverpool o fizeram pensar, mas o basco não desistiu de sair. Ao rejeitar as propostas dos dois clubes, o jogador deixa sobretudo a porta aberta para o Real Madrid, clube ao qual gostaria de se juntar a médio e longo prazo. Mas antes disso, sabe que deve continuar a ganhar experiência no seu atual clube.

"Nas últimas semanas, falou-se muito do meu futuro. Tivemos muitos jogos, muitos objectivos e tivemos de nos manter concentrados. Durante a pausa, tive tempo para refletir e depois tive uma boa conversa com os meus treinadores. Disse-lhes que continuaria a treinar esta equipa na próxima época. Tentei tomar a decisão melhor e mais natural. A minha aventura aqui ainda não acabou, sou um jovem treinador que ainda tem de aprender. E estou no melhor sítio para o fazer", disse.

Uma decisão anunciada num momento oportuno, deixando de lado os rumores que poderiam ter desestabilizado a situação. Tempo agora para o futebol e, em particular, para este obstáculo do Fortuna Düsseldorf, uma equipa no terço superior da segunda divisão, invicta desde meados de fevereiro e que conquistou este fim de semana o lugar no play-off (terceiro), a sua melhor posição desde o final de outubro.

Em 39 jogos disputados esta época, em todas as competições, o Leverkusen continua invicto (34 vitórias e 5 empates), mas teve um grande susto frente ao Hoffenheim, no campeonato, este fim de semana (empate aos 88 minutos, vencedor nos descontos). Não é a primeira vez que os homens de Xabi Alonso ganham jogos nos últimos segundos. Foi como se tivessem a sorte dos campeões e uma certa mentalidade madrilena trazida pelo treinador espanhol.

Na outra meia-final, o Saarbrücken, a equipa surpresa, recebeu o Kaiserslautern (segunda divisão), para um dérbi. Resultado: XXX Residente no terceiro escalão, o Saarbrücken tinha eliminado até então três clubes da Bundesliga: o Bayern na terceira ronda (2-1), o Eintracht Frankfurt nos oitavos (2-0) e o Borussia Mönchengladbach nos quartos (2-1).