Acompanhe as incidências da partida
Questionado sobre os sucessos recentes do clube, Ten Hag respondeu com um tom filosófico: “Não se pode navegar hoje com o vento de ontem”, disse, sorrindo, antes do arranque oficial da temporada. O técnico sucede a Xabi Alonso num Leverkusen que viu a sua “tempestade perfeita” das últimas duas épocas perder força após a saída de Florian Wirtz e de outras peças importantes.
O adversário desta sexta-feira, o SG Sonnenhof Großaspach, recém-promovido à liga regional, conta com o apoio da cantora pop Andrea Berg, casada com o cofundador e diretor desportivo do clube, Michael Ferber, e nunca passou da primeira fase da Taça nas três participações anteriores.
Ten Hag sublinhou que a prioridade é evitar qualquer deslize semelhante ao da época passada, quando o Leverkusen caiu nas meias-finais frente ao Arminia Bielefeld, então na terceira divisão. “Foco, é disso que se trata. E respeito pelo adversário”, afirmou.
Tillman ainda não chegou
O treinador Erik ten Hag mostrou-se ainda satisfeito com a integração dos reforços no Bayer Leverkusen, afirmando que os novos contratados se adaptaram “de forma muito natural”. No entanto, nem todos estarão disponíveis para a estreia na Taça da Alemanha, esta sexta-feira, frente ao SG Sonnenhof Großaspach.
Malik Tillman, a principal contratação da época, está lesionado na panturrilha e falhará o encontro, embora possa regressar para o jogo inaugural da Bundesliga contra o TSG Hoffenheim, daqui a oito dias. O jovem Ibrahim Maza, ex-Hertha BSC, poderá ser titular, assim como o campeão europeu sub-21 inglês Jarell Quansah, emprestado pelo Liverpool.
Ten Hag deverá continuar sem Exequiel Palacios e Jonas Hofmann (ambos com problemas na coxa) e sem Martin Terrier, que recupera de uma rotura do tendão de Aquiles. Alejandro Grimaldo é dúvida.
O técnico neerlandês terá ainda de lidar com as saídas de peças-chave como Florian Wirtz, Jeremie Frimpong, Jonathan Tah, Granit Xhaka e o antigo capitão Lukas Hradecky. A braçadeira será agora de Robert Andrich, anunciado oficialmente como capitão na quinta-feira. “É um líder natural”, justificou Ten Hag.
O avançado Patrik Schick já havia admitido que as ambições de título terão de esperar. “Precisamos de trazer mais alguns bons jogadores”, afirmou no final de julho, após renovar contrato até 2030. Desde então, apenas o extremo Ernest Poku, de 21 anos, chegou ao clube, assinando um vínculo de cinco temporadas. Novos reforços para a defesa e para o ataque deverão ser anunciados em breve.
O Bayer Leverkusen perdeu o último teste de pré-época, frente ao campeão mundial Chelsea (0-2), mas Ten Hag acredita que a equipa estará preparada para defrontar o Großaspach, campeão da Taça do Estado de Württemberg.
