Recorde as incidências da partida
"Tenho de ser honesto: não se vai lá assim", afirmou o treinador do Dortmund, em declarações à ARD. Kovac não escondeu a frustração com a falta cometida por Kelsey Owusu, que tinha entrado pouco antes e atingiu o joelho do lateral brasileiro. "Não quero acusá-lo de intenção, mas é uma negligência grosseira. É, de facto, uma agressão."
Apesar da violência do lance, o árbitro Frank Willenborg não mostrou cartão vermelho, decisão que também indignou o diretor desportivo do BVB. "Foi um cartão vermelho claro", garantiu Sebastian Kehl.
Do outro lado, o treinador do Essen, Uwe Koschinat, condenou a ação do seu jogador e também os comentários racistas que surgiram nas redes sociais após o incidente. "É imperdoável quando um jogador cai com tanta força. Mas não porque o jogador é de pele escura, mas porque a ação é simplesmente uma asneira. Acho tão desprezível o tipo de comentários que são feitos às pessoas."
Kovac, por sua vez, mostrou preocupação com o estado físico de Yan Couto. "Espero que não tenha acontecido nada de mais. Ele está a sofrer muito. Vamos ter de esperar pelos exames, mas ainda estou confiante de que pode ser apenas uma contusão grave."
O triunfo em Essen não esconde, no entanto, os problemas de plantel do Dortmund, que voltou a apresentar muitas baixas no setor defensivo: Nico Schlotterbeck, Emre Can e Niklas Süle ficaram de fora devido a lesão.