Mais

Kovac em fúria com entrada dura sobre Yan Couto no triunfo do Dortmund na Taça da Alemanha

Niko Kovac perguntou imediatamente como estava Yan Couto.
Niko Kovac perguntou imediatamente como estava Yan Couto.INA FASSBENDER / AFP

O Borussia Dortmund sofreu, mas garantiu a passagem à segunda ronda da Taça da Alemanha, ao vencer o Rot-Weiss Essen, da terceira divisão, por 1-0, esta segunda-feira. O golo tardio de Serhou Guirassy, aos 79 minutos, valeu o triunfo, mas o jogo ficou marcado por uma entrada dura sobre Yan Couto já nos descontos, que deixou Niko Kovac visivelmente irritado.

Recorde as incidências da partida

"Tenho de ser honesto: não se vai lá assim", afirmou o treinador do Dortmund, em declarações à ARD. Kovac não escondeu a frustração com a falta cometida por Kelsey Owusu, que tinha entrado pouco antes e atingiu o joelho do lateral brasileiro. "Não quero acusá-lo de intenção, mas é uma negligência grosseira. É, de facto, uma agressão."

Apesar da violência do lance, o árbitro Frank Willenborg não mostrou cartão vermelho, decisão que também indignou o diretor desportivo do BVB. "Foi um cartão vermelho claro", garantiu Sebastian Kehl.

Do outro lado, o treinador do Essen, Uwe Koschinat, condenou a ação do seu jogador e também os comentários racistas que surgiram nas redes sociais após o incidente. "É imperdoável quando um jogador cai com tanta força. Mas não porque o jogador é de pele escura, mas porque a ação é simplesmente uma asneira. Acho tão desprezível o tipo de comentários que são feitos às pessoas."

Kovac, por sua vez, mostrou preocupação com o estado físico de Yan Couto. "Espero que não tenha acontecido nada de mais. Ele está a sofrer muito. Vamos ter de esperar pelos exames, mas ainda estou confiante de que pode ser apenas uma contusão grave."

O triunfo em Essen não esconde, no entanto, os problemas de plantel do Dortmund, que voltou a apresentar muitas baixas no setor defensivo: Nico Schlotterbeck, Emre Can e Niklas Süle ficaram de fora devido a lesão.