Mais

Taça da Alemanha: Guilherme Ramos salva Hamburgo (1-2), Wolfsburgo goleia (0-9) sem Amoura

Guilherme Ramos festeja pelo Hamburgo
Guilherme Ramos festeja pelo HamburgoČTK / DPA / Robert Michael
O central português foi decisivo ao marcar o golo do empate do Hamburgo para lá dos 90 minutos, evitando uma humilhação perante o modesto Pirmasens. O Wolfsburgo, que não teve Amoura devido a problemas físicos, goleou o Hemelingen. Heidenheim, RB Leipzig e Friburgo confirmaram favoritismo, St. Pauli precisou dos penáltis para avançar.

Pirmasens 1-2 Hamburgo (após prolongamento)

Yannick Griess ameaçou a surpresa para os anfitriões aos 52 minutos, mas O suplente Guilherme Ramos (90'+2) salvou a derrota dos recém-chegados à Bundesliga pouco depois de entrar em campo.

Foi o reforço Ransford-Yeboah Königsdörffer (100') selou a vitória. 

«Vimos a vontade de vencer o jogo até ao fim. Precisamos dessa atitude», disse o treinador do Hamburgo, Merlin Polzin, que lançou o guarda-redes Daniel Heuer Fernandes no onze.

SV Hemelingen 0-9 Wolfsburgo

O Wolfsburgo chegou à segunda ronda da Taça da Alemanha sem problemas no seu primeiro jogo competitivo sob o comando do novo treinador Paul Simonis - e estabeleceu um recorde no clube. O clube da Bundesliga venceu o jogo da primeira ronda contra o SV Hemelingen de Bremen, da quinta divisão, por 9-0, no sábado. Foi a maior vitória do Wolfsburgo na Taça, sendo que o anterior recorde remontava a 2008 (7-0 com o FC Oberneuland).

Moritz Jenz (13'), Andreas Skov Olsen (14'), Lovro Majer (39', de penálti), Dzenan Pejcinovic (53', 76' e 81'), Mattias Svanberg (61º/71º) e Vaclav Cerny (72º) marcaram para os muito superiores Lobos, que não tiveram Amoura, por questões físicas.

O neerlandês Simonis, de 40 anos, que na época anterior venceu surpreendentemente a taça no seu país natal com o Go Ahead Eagles, deverá levar o Wolfsburgo de volta ao sucesso.

Sportfreunde Lotte 0-2 Friburgo

O Friiburg começou bem a nova temporada. A equipa de Breisgau não deu qualquer hipótese ao Sportfreunde Lotte, da quarta divisão, na primeira ronda da Taça da Alemanha, com uma vitória por 2-0, sendo que apenas o número de golos não foi o ideal para a equipa do Treinador do Ano da Alemanha, Julian Schuster.

Eren Dinkçi (43') deu à superior equipa do Friburgo uma merecida vantagem pouco antes do intervalo, e Lucas Höler (69') aumentou a vantagem. Em alguns momentos, os participantes da Liga Europa tiveram mais de 80% de posse de bola, enquanto o adversário conseguiu apenas 17 passes no primeiro tempo.

O Friburgo, por outro lado, jogou com vigor no ataque, mas foi cauteloso em sua abordagem - fez o adversário trabalhar para isso. Uma falta cobrada por Vincenzo Grifo (13') e um cabeceamento na trave do forte Johan Manzambi (35') ameaçaram o jogo, antes de Dinkçi acertar com a cabeça na baliza.

Os anfitriões da Regionalliga West fizeram o seu primeiro remate à baliza aos 52 minutos e, posteriormente, pareceram um pouco mais corajosos antes de o Friburgo recuperar o controlo total. O golo de Höler, de um ângulo desfavorável, acabou por fechar o resultado.

SV Sandhausen 2-4 RB Leipzig

O técnico de 37 anos comemorou um sucesso sem brilho na sua estreia como treinador dos saxões. O clube da Bundesliga venceu o SV Sandhausen por 4-2, depois de uma exibição sem brilho na primeira ronda da Taça da Alemanha.

Yan Diomande (6'), Willi Orban (23'), Ezechiel Banzuzi (80') e Xavi Simons (90+6') marcaram os golos dos saxões liderados pelo novo capitão David Raum. Leon Ampadu Wiafe (3'º) e Jahn Herrmann (18') foram bem sucedidos para os anditriões.

O Leipzig não contou com Timo Werner, André Silva, Amadou Haidara e Kevin Kampl, entre outros, no Kurpfalz. Werner não parece estar a planear jogar com eles. O internacional neerlandês Simons, por outro lado, foi titular apesar dos rumores de uma transferência. Na baliza, Maarten Vandevoordt substituiu Peter Gulacsi, que continua a ser o titular. O recém-contratado avançado brasileiro Rómulo, que deverá substituir Benjamin Sesko, que partiu para o Manchester United, ainda não estava no plantel.

Eintracht Norderstedt 0-0 St. Pauli (2-3 após penáltis)

O St. Pauli evitou por pouco o vexame numa invulgar "visita" ao seu estádio Millerntor. Na primeira ronda da Taça da Alemanha, a equipa de Hamburgo venceu o Eintracht Norderstedt por 3-2 na marcação de grandes penalidades. O resultado estava 0-0 após 120 minutos, com a equipa da Bundesliga a desperdiçar inúmeras oportunidades.

Jonas Behounek falhou decisivamente contra o guarda-redes Nikola Vasilj no desempate por grandes penalidades a favor do Norderstedt. Philipp Koch já tinha rematado por cima e Manuel Brendel só acertou na trave. Três penalidades convertidas foram suficientes para o St. Pauli.

Para os azarões de Norderstedt - uma pequena cidade nos arredores de Hamburgo - o dérbi contra a equipa da primeira divisão era o maior jogo dos 80 anos de história do clube. Por isso, ambas as equipas concordaram em transferir o jogo para o terreno do Kiezklub, que normalmente seria o Edmund-Plambeck-Stadion, com 5068 lugares.

Bahlinger SC 0-5 Heidenheim

O Heidenheim começou a nova época com confiança, depois de ter apenas garantido a manutenção no play-off. A equipa do treinador Frank Schmidt venceu o Bahlinger SC por 5-0 na primeira ronda da Taça da Alemanha e apresentou-se em boa forma uma semana antes da estreia na Bundesliga contra o VfL Wolfsburg.

Leo Scienza (10') e Mathias Honsak (34') colocaram os favoritos no caminho certo com os seus golos na primeira parte. Após o intervalo, o guarda-redes Diant Ramaj evitou que Holger Bux marcasse o golo ao defender uma grande penalidade (57'). Scienza (61'), Mikkel Kaufmann (77') e Sirlord Conteh (83') fizeram a diferença.