Recorde as incidências do encontro
O golo de Serhou Guirassy nos últimos instantes (79') salvou o Dortmund, que tinha perdido pela última vez com o atual clube da Bundesliga 3 em 1960 - na altura na Oberliga Oeste.

Perante 19.300 espectadores no estádio esgotado da Hafenstrasse, a equipa do treinador Niko Kovac só conseguiu evitar a desvantagem graças ao guarda-redes Gregor Kobel, antes de ultrapassar o primeiro obstáculo no "caminho mais curto para o título", como Kovac tinha proclamado.
Estreia para Mané
"O local vai estar a arder na Hafenstrasse", previu o treinador do Dortmund. Mas o início foi tranquilo: os adeptos de ambos os clubes lamentavam a perda de Frank Mill, que morreu de ataque cardíaco no dia 5 de agosto, com apenas 67 anos. O campeão mundial de 1990 jogou nove anos no RWE e oito no BVB.
O primeiro dérbi entre os vizinhos desde o jogo da Taça de 2008, quando Jürgen Klopp se estreou como treinador do Dortmund, começou então a fazer barulho. Marcel Sabitzer fez o primeiro remate à baliza logo aos 34 segundos.
Kovac teve de improvisar na defesa. Com três defesas-centrais - Nico Schlotterbeck, Emre Can e Niklas Süle - ausentes por lesão, Filippo Mane, de 20 anos, fez a sua primeira aparição pelo clube.
Essen ameaçou
O reforço Jobe Bellingham ficou inicialmente no banco, assim como os internacionais alemães Julian Brandt e Karim Adeyemi. O Dortmund lutou, os da casa tornaram-se mais corajosos e tiveram mesmo a sua primeira oportunidade quando o cruzamento de Ramien Safi quase foi desviado para a baliza do Dortmund por Rami Bensebaini (23').
Kobel teve então de defender um remate de Kaito Mizuta (32'). Só então é que Serhou Guirassy ameaçou seriamente a baliza do Essen pela primeira vez (36'). Do outro lado, Safi não conseguiu afastar um remate de Kobel, que voltou a reagir de forma brilhante (41'). Kovac estava cada vez mais irritado na linha lateral.

Após o intervalo, o BVB continuava impreciso e sem ideias, enquanto o Essen se defendia com abnegação. Pouco mais de uma hora depois, Kovac fez entrar Bellingham e Brandt e o jogo do Dortmund tornou-se mais objetivo. Guirassy redimiu-se e marcou o golo decisivo a 11 minutos do final.
