Mais

Águia acelerou na reta da meta: Benfica vence Tondela e está na final four

Atualizado
Otamendi abriu o marcador de grande penalidade no 250.º jogo pelo Benfica
Otamendi abriu o marcador de grande penalidade no 250.º jogo pelo BenficaOpta by Stats Perform/Profimedia

O Benfica apurou-se esta quarta-feira para a final four da Taça da Liga, depois de vencer o Tondela, por 3-0, no Estádio da Luz. Otamendi, aos 41 minutos, fez, no 250.º jogo pelas águias, o 1-0 de penálti, com Lukebakio a aumentar o marcador aos 83 minutos, após enorme jogada de Richard Ríos. A fechar, aos 90+5', Pavlidis assinou o 3-0 final.

Recorde as incidências da partida

José Mourinho prometeu mexer mas não muito, acabando por fazer cinco alterações em relação ao último onze. Samuel Soares, António Silva, Leandro Barreiro, Schjelderup e Ivanovic foram as novidades, numa equipa onde Obrador continuou sem ter uma oportunidade de início. Do lado do Tondela, revolução completa, mantendo-se apenas o central Medina em relação à equipa que perdeu com o Sporting (0-3), no domingo.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

15 minutos, 0 ocasiões

Logo aos 4 minutos, Aursnes serviu Sudakov mas o ucraniano, já dentro da área, fez uma má receção de bola, esfumando-se o perigo para a baliza beirã. Respondeu o Tondela, aos 11', em contra-ataque, mas o remate de Yefren foi cortado por Otamendi.

Sempre Dodi

Aos 19 minutos foi Dodi Lukebakio, sempre com uma mudança acima, a fugir pela direita e, já perto da baliza, a rematar forte para defesa para canto de Cañizares, que deu o corpo às balas. Em cima da meia hora foi Aursnes a desmarcar Ivanovic, que rematou cruzado para boa intervenção do guarda-redes do Tondela. Dois minutos depois, grande passe de Otamendi para Aursnes rematar, Cañizares defender e a defesa do Tondela aliviar para canto. Na bola parada Otamendi surgiu em boa posição mas o remate saiu muito por alto.

Golo 17 no jogo 250

Aos 37 minutos, o jogo parou para avaliar possível mão de Afonso Rodrigues na área do Tondela, Carlos Macedo foi chamado a rever as imagens e assinalou grande penalidade. Na conversão, aos 41 minutos, com surpresa surgiu Otamendi que, no 250.º jogo pelo Benfica, apontou o 17.º golo, colocando as águias na frente do marcador.

Com o Benfica na frente, e até ao intervalo, nota apenas para o cabeceamento de António Silva, no primeiro dos quatro minutos de compensação, que passou por cima da baliza de Cañizares, e para a desmarcação de Lukebakio, aos 45+3', após grande passe de Sudakov, valendo um enorme corte de Medina, em carrinho, dentro da área.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Açucar anulado por fora de jogo de 1 centímetro

Para a segunda parte, Medina, que tinha ficado a receber assistência no relvado, ficou nos balneários, com Christian Marques a ser lançado no Tondela por Ivo Vieira. E logo aos 48 minutos, uma grande jogada coletiva do Benfica, a melhor em toda a partida, resultou num golo... anulado por fora de jogo: Leandro Barreiro fez o passe em profundidade e Lukebakio, de calcanhar, serviu Sudakov, mas o extremo belga estava adiantado, após revisão do VAR, por... 1 centímetro.

Aos 59 minutos, uma vez mais com um toque de calcanhar, desta vez de Schjelderup, após passe de Dahl, Ivanovic atirou cruzado mas ao lado da baliza do Tondela. Aos 61', de livre direto, Sudakov atirou contra a barreira, antes de José Mourinho mexer pela primeira vez, e em dose dupla, lançando Pavlidis e Prestianni nos lugares de Ivanovic e Schjelderup. Do lado do Tondela, Juanse Rodríguez substituiu Afonso Rodrigues e Maranhão ocupou a vaga de Hélder Tavares.

Aos 72 minutos Prestianni rematou muito desviado, antes de Ivo Vieira voltar a mexer, lançando Siebatcheu no lugar de Rodríguez. Respondeu o Tondela, após mau passe de Enzo Barrenechea para António Silva, com Yarlen a atirar cruzado mas ao lado. Aos 77' Mourinho voltou a mexer, colocando Richard Ríos no lugar de Sudakov, enquanto Ivo Vieira apostou em Rony Lopes na vaga de Joe Hodge.

Finalmente Ríos

Aos 83 minutos, com cinco minutos em campo, Richard Ríos teve, provavelmente, o melhor lance com a camisola do Benfica. Tremendo raide do colombiano, após passe de Leandro Barreiro a meio-campo, e jogada individual, tirando dois adversários da frente, João Afonso e Vita, antes de servir de bandeja Lukebakio, que só teve de encostar para a estreia a marcar de águia ao peito.

Com o triunfo no bolso, José Mourinho tirou Aursnes e Lukebakio, lançando Tomás Araújo e João Rego, e aos 88' Enzo Barrenechea foi essencial a impedir o remate de Siebatcheu à baliza de Trubin. Yarlen, aos 89', teve mesmo espaço para rematar, nas costas de Tomás Araújo, mas o remate saiu desviado. Já dentro dos seis minutos de compensação, aos 90+1', Cañizares negou o 3-0 a Richard Ríos.

O terceiro golo, porém, iria mesmo aparecer, aos 90+5', com o inevitável Pavlidis, com um toque de classe, após cruzamento de Leandro Barreiro, a assinar o 3-0 final.

Com esta vitória, o Benfica marca então presença na final four da Taça da Liga, marcada para janeiro, em Leiria, onde vai medir forças com o SC Braga.

Homem do jogo Flashscore: Nicolás Otamendi (Benfica)

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore