Assim Ndoye chegar à final: Vitória SC elimina Sporting e apura-se de forma dramática

Atualizado
Sporting mede forças com o Vitória SC por um acesso à final da Taça da Liga
Sporting mede forças com o Vitória SC por um acesso à final da Taça da LigaOpta by Stats Perform, PAULO NOVAIS/LUSA

O Vitória SC está na final da Taça da Liga graças a uma reviravolta (1-2) no período de descontos, com Ndoye a ser o herói improvável da equipa de Guimarães, que deixou o Sporting pelo caminho. O avançado saiu do banco para marcar os golos do apuramento aos 90+2' e 90+11' e anulou o tento precoce de Suárez (13') em mais uma noite de azar para Rui Borges, que perdeu Ioannidis e Eduardo Quaresma por lesão.

Recorde as incidências da partida

O encontro em Guimarães antes do Natal ainda estava fresco na memória. O Sporting goleou o Vitória SC mesmo sem algumas figuras do plantel, mas este era um jogo diferente, um jogo que decidia o apuramento para uma final. A final da Taça da Liga, cada vez menos relevante no panorama do futebol nacional, como deu para perceber pelo ambiente nas bancadas, mas, ainda assim, uma final.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Café para acordar

Luís Pinto não tremeu depois da derrota pesada no D. Afonso Henriques e o Vitória SC entrou em campo com uma pressão alta sobre um Sporting condicionado, que entrou de início com o jovem Flávio Gonçalves, titular pela primeira vez na equipa principal. A ideia do técnico do vitoriana resultou e o conjunto de Guimarães conseguiu condicionar a saída de bola dos leões, esta noite sem Inácio e com Hjulmand e Simões a terem dificuldades para desenvolver jogadas em construção.

No entanto, há um homem inspirado para os lados de Alvalade. Enquanto vão faltando soluções, Suárez continua a ser a figura da temporada do Sporting e a resolver problemas, bem auxiliado por Trincão, muitas vezes subvalorizado, mas brilhante nas suas ações, como mostrou no passe que isolou o colombiano para o 0-1, aos 13 minutos, num dos poucos lances em que a defesa do Vitória SC vacilou.

Ainda não havia muito Sporting, mas, tal como em Guimarães, o golo apontado cedo deu mais confiança aos leões, que voltaram a encontrar-se numa situação já habitual esta temporada, depois de Ioannidis sair lesionado aos 24 minutos, dando lugar a Alisson e aumentando o número de baixas na equipa de Rui Borges.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Curiosamente, a entrada do brasileiro para a direita e a mudança de Trincão para o meio coincidiu com o melhor momento do Sporting. Aí, valeu Charles, suplente na Liga, mas decisivo na Taça ao negar os golos a Suárez e a Alisson em ocasiões quase consecutivas.

Depois de resistir a esse período de maior assédio, o Vitória SC também teve as suas oportunidades, mas sem a mesma eficácia de Suárez. Diogo Santos rematou ao lado da baliza de Rui Silva e Abascal, perto do intervalo, quase fez o segundo golo atrás do meio-campo da carreira, mas Rui Silva estava atento e evitou o empate com uma defesa que evitou um vídeo viral durante a semana. 

A consagração de Ndoye

O início da segunda parte não mudou a figura do jogo. O Vitória SC manteve a pressão e continua a acumular ocasiões de golo, mas não suficientemente flagrantes para fazer tremer os adeptos sportinguistas, que por pouco não celebraram quando João Simões e Luis Suárez obrigaram Charles a mais duas grandes defesas.

O Sporting não estava a fazer um jogo totalmente convicente e a situação piorou ainda mais para Rui Borges, depois de Eduardo Quaresma (66') também sair lesionado, na sequência de um choque de cabeças com Samu que motivou pedidos de penálti da equipa do Vitória SC e obrigou a mais uma entrada inesperada de Rómulo, tal como aconteceu em Barcelos.

Depois de mais um problema, o Sporting limitou-se a tentar resistir e a acabar o jogo com 11 jogadores em campo, apesar dos remendos que obrigaram a um ataque e linha defensiva inéditos. O Vitória SC procurou chegar ao empate, Charles segurou a equipa de Luís Pinto com duas grandes defesas e Ndoye (90+4') começou a noite de sonho, ao aproveitar uma abordagem infantil de Rômulo para fazer o empate que levaria a decisão para as grandes penalidades.

No entanto, um último esforço de Saviolo resultou no bis do avançado, já aos 90+11', inicialmente anulado, mas validado para confirmar a noite de festa vitoriana na cidade de Leiria.

Homem do jogo Flashscore: Ndoye (Vitória SC)

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore