Tondela-Sporting
O Sporting fecha a fase de grupos da Taça da Liga no Estádio João Cardoso, reencontrando o Tondela, agora na Liga 2. No registo de confrontos entre as duas equipas, há um equilíbrio máximo, com duas vitórias para cada equipa, em quatro jogos, neste mesmo estádio. O último jogo aconteceu a 9 de abril de 2022, para a Liga, com triunfo leonino por 3-1, graças aos golos de Gonçalo Inácio e bis de Pablo Sarabia, com o tento de honra dos tondeles apontado por Hernando.
O Tondela ainda não pontuou no Grupo C, depois de ter perdido contra o Farense (0-1). Curiosamente, a equipa orientada por Tozé Marreco apresenta melhores números atuando fora de portas, com cinco vitórias, sete empates e três derrotas como visitante, nos últimos 15 jogos, contra as seis vitórias, três empates e seis derrotas em casa.
O Tondela chega a este jogo depois de ter empatado (1-1) com o Benfica B, na última jornada da Liga 2, sendo que sofreu golos em oito dos últimos dez jogos, tendo marcado em todos deles.
Já o Sporting venceu o Farense por 4-2 na primeira ronda e basta-lhe um empate, ou mesmo uma derrota pela margem mínima, para seguir em frente. Os leões apresentam melhor registo em Alvalade, com 14 vitórias e apenas uma derrota nos últimos 15 jogos, apresentando, no mesmo número de partidas, nove vitórias, três empates e três derrotas atuando como forasteiro.
Os leões chegam a este jogo depois de terem vencido, em casa, o clássico com o FC Porto por 2-0, sendo que na última deslocação perderam diante do Vitória SC, por 2-3.
O Sporting sofreu golos em sete dos últimos dez jogos mas em todos eles marcou sempre.
Iván Fresneda, Sebastián Coates e St. Juste, todos com problemas físicos, são baixas para Rúben Amorim.
Perante o bom registo ofensivo do Tondela, que está obrigado a ganhar por mais de dois golos, e frente a um Sporting que tem marcado sempre, tudo indica que teremos um jogo aberto e com golos no Estádio João Cardoso.
Prognóstico: Mais de 2,5 golos

Liverpool-Arsenal
Liverpool e Arsenal protagonizam o jogo de maior cartaz da 18.ª jornada da Premier League. Uma partida em que os reds chegam com vantagem teórica, tendo em conta o histórico recente de confrontos em Anfield Road, com quatro vitórias e quatro empates nos últimos oito jogos. O último confronto aconteceu a 9 de abril, com um 2-2, graças aos golos de Mohamed Salah e Firmino, para a equipa da casa, e de Martinelli e Gabriel Jesus para os forasteiros.
O Liverpool chega a este jogo no 2.º lugar, tendo empatado na última jornada, a zeros, diante do Manchester United. Em Anfield, nos últimos 15 jogos, a formação de Jurgen Klopp tem 13 vitóras, um empate e apenas uma derrota, contrastando com os registos forasteiros, onde tem sete triunfos, cinco empates e três derrotas.
O Liverpool recebe o Arsenal depois de ter goleado o West Ham, por 5-1, na Taça da Liga, sendo que para o campeonato, em casa, não perde há oito jogos. Marcou golos em nove dos últimos dez jogos e seis dos últimos oito, em casa, terminaram com 3 ou mais golos.
Stefan Bajcetic, Diogo Jota, Alexis Mac Allister, Andrew Robertson, Thiago e Joel Matip, todos lesionados, ficam de fora deste clássico.
Do outro lado estará o atual líder da Premier League, o Arsenal, com 12 vitórias, três empates e duas derrotas no campeonato, até agora. Vem de um triunfo diante do Brighton, por 2-0, sendo que na última deslocação perdeu, por 0-1, diante do Aston Villa.
Também o Arsenal dá-se melhor jogando em casa, com 11 vitórias e quatro empates nos últimos 15 jogos no Emirates, enquanto fora tem sete vitórias, três empates e cinco derrotas no mesmo número de jogos. O Arsenal marcou golos em oito dos últmos dez jogos, sendo que em cinco dos últimos oito houve menos de três golos.
Jurrien Timber e Thomas Partey, ambos com problemas físicos, são as baixas para Mikel Arteta.
Adivinha-se um jogo dominado, em posse, pelo Liverpool, mas com um ataque fortíssimo do Arsenal. Desta forma, tudo aponta para um clássico com golos.
Prognóstico: Ambas marcam

Wolverhampton-Chelsea
Wolverhampton e Chelsea defrontam-se na 18.ª jornada da Premier League, em vésperas do Natal, a partir das 13:00 de domingo.
O Wolverhampton leva melhor historial recente de confrontos em casa, com duas vitórias, um empate e uma derrota nos últimos quatro jogos, sendo que no último, a 8 de abril deste ano, os lobos venceram por 1-0 com golo do médio internacional português Matheus Nunes, agora no Manchester City.
O Wolverhampton chea a este jogo no 13.º lugar, com 19 pontos, e vem de uma derrota fora de casa por 0-3, diante do West Ham. A verdade é que a equipa apresenta melhor registo em casa, com 8 vitória, cinco empates e duas derrotas nos últimos 15 jogos no Molineaux, contra as três vitórias, dois empates e dez derrotas fora de portas.

O Wolverhampton não perde no seu estádio, para a Premier League, há seis jogos, tendo sofrido golos em nove dos últimos dez jogos, ainda que tenha igualmente marcado em todas as partidas, excetuando uma.
Pedro Neto, Joe Hodge e Jonny Otto, todos com problemas físicos, ficam de fora do jogo, confirmando-se o trio atacante habitual, com Hee-chan Hwang, Matheus Cunha e Pablo Sarabia.
Do lado do Chelsea, o 10.º lugar, com 22 pontos, é o cenário à partida para esta jornada, depois de ter vencido na última ronda o Sheffield United por 2-0.
Também o Chelsea apresenta melhor registo caseiro, com seis vitórias, seis empates e uma derrota em Stamford Bridge, contra as três vitórias, um empate e quatro derrotas como forasteiro.
Os blues sofreram golos em nove dos últimos dez jogos, tendo marcado em oito deles.
O Chelsea, porém, chega ao Molineaux moralizado, depois de ter vencido o Newcaste, nos penáltis, nos quartos de final da Taça da Liga, a segunnda consecutiva, depois do Sheffield no campeonato.
Cole Palmer, Nicolas Jackson e Mykhaylo Mudryk devem formar o trio atacante, sendo que de fora deste jogo, lesionados, ficarão Noni Madueke, Reece James, Trevoh Chalobah, Wesley Fofana, Marc Cucurella e Robert Sánchez.
Perante estes dados, e tendo em conta o historial recente, tudo aponta para uma partida com golos e oportunidades para ambas as equipas.
Prognóstico: Ambas marcam e Chelsea não perde
