Siga as incidências da partida
Desde a sua criação, esta será a terceira final na competição entre os dois rivais, com o Benfica a sair vencedor em 2008/09 (1-1, 3-2 nas grandes penalidades), e o Sporting em 2021/22, naquela que foi a sua última vitória na competição.
No total, as águias, que não vencem o troféu há distantes oito épocas, desde 2016, somam sete conquistas da Taça da Liga e são recordistas, enquanto os leões são a segunda equipa com mais troféus na prova, com quatro.
O Benfica chegou à final depois de bater o SC Braga (3-0), com bis de Di Maria e golo de Álvaro Carreras, e o Sporting após vencer o também grande FC Porto (1-0), num jogo em que Viktor Gyökeres deu a vitória aos leões.

Em poucos dias será o segundo dérbi da época, depois de os encarnados terem perdido no final do ano para o campeonato, no Estádio José Alvalade, por 1-0.
No dérbi deste sábado, o Sporting apresenta algumas baixas, uma vez que continua sem Nuno Santos ou Pedro Gonçalves, e não terá também Matheus Reis e Morita, baixas já durante esta semana, enquanto do lado do Benfica, Tiago Gouveia continua a ser o único indisponível.
O jogo tem início às 19:45 e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
