Recorde as incidências da partida
O Newcastle, que provou a glória nacional pela última vez quando venceu a Taça de Inglaterra em 1955, assumiu a liderança na primeira parte, quando o defesa central Dan Burn enterrou um cabeceamento para o fundo da baliza e duplicou a vantagem através do avançado Alexander Isak após o intervalo.
"É tudo para estes adeptos. Eles merecem tudo. Quando cheguei aqui, disse que queria colocar o meu nome na história", disse o médio brasileiro Guimarães.
"Agora podemos dizer que voltámos a ser campeões... Não tenho palavras. É o melhor dia da minha vida. Para eles (os adeptos) é como se fosse o Campeonato do Mundo. As pessoas cresceram e não nos vêem como campeões. É o meu primeiro ano como capitão deste clube e é um dos melhores dias. Isto é inacreditável. Esta é a minha segunda casa. Estamos a fazer história", acrescentou o capitão.
"Um dia, quando deixar este clube, quero que os adeptos cantem o meu nome da mesma forma que cantam para o (antigo capitão do Newcastle, Alan) Shearer. Ele mandou-me uma mensagem antes do jogo. Estou muito emocionado hoje", assumiu Bruno Guimarães.
Burn colocou o Newcastle em vantagem aos 45 minutos com um remate de cabeça. O defesa-central do Newcastle afastou-se para o poste mais distante e esticou o pescoço para cabecear a bola para o relvado e passar pelo desespero do guarda-redes do Liverpool, Caoimhin Kelleher.
O Newcastle viu um remate de Isak ser anulado pelo VAR por fora de jogo, mas o sueco só marcou o seu golo momentos depois, aproveitando um remate de Jacob Murphy e atirando para o fundo das redes aos 52 minutos.
O Liverpool voltou a ganhar vida no final do jogo e Federico Chiesa marcou para lhes dar uma merecida salvação nos descontos, mas o Newcastle de Eddie Howe aguentou.
O treinador do Newcastle, Eddie Howe, disse acreditar que os seus jogadores poderiam conseguir um resultado contra os líderes da Premier League.
"Emocionado, muito emocionado. É muito diferente de mim. Sabíamos o que estava em jogo e queríamos deixar toda a gente orgulhosa", afirmou.
"Estávamos desesperados para tentar ganhar o troféu depois de tantos anos de sofrimento. Foi uma sensação diferente. Ganhámos o jogo e tudo será analisado de forma positiva, mas preparámo-nos bem e estava muito confiante de que os jogadores iriam jogar bem", acrescentou o técnico.