Liverpool 1-2 Newcastle

Antes do jogo, Eddie Howe referiu o que mudou depois das lições que os Magpies tiraram da final de há dois anos, e que pareciam estar a funcionar, uma vez que a sua equipa começou de forma brilhante, apesar de Harvey Barnes não ter conseguido acertar na baliza após um cruzamento de Jacob Murphy. Murphy e Sandro Tonali também não conseguiram assustar Caoimhín Kelleher com as suas tentativas, enquanto uma equipa do Liverpool que chegava a esta final depois de uma derrota desgastante com o Paris Saint-Germain teve dificuldades em criar, apesar de ter a sua quota-parte de posse de bola.
O Newcastle continuou a ser o principal dinamizador, mas Kelleher apressou-se a negar o golo a Bruno Guimarães, depois de Dan Burn ter ganho o primeiro cabeceamento na sequência de um canto. Andrew Robertson fez dois bloqueios vitais em rápida sucessão para negar um cabeceamento de Alexander Isak e um remate de Kieran Trippier, pouco antes de Kelleher segurar o cabeceamento de Guimarães após o primeiro contacto de Burn no canto que se seguiu. Burn subiu mais alto para responder a um canto novamente momentos antes do intervalo, mas desta vez o jogador do Newcastle foi para a baliza e cabeceou de forma soberba para dentro do poste mais distante, inspirando festejos estrondosos no lado preto e branco do Estádio de Wembley.
Pouco depois do intervalo, o Liverpool voltou a marcar um canto, mas o golo de Isak foi anulado por fora de jogo de Guimarães. O cruzamento de Tino Livramento foi desviado por Murphy, permitindo a Isak finalizar de primeira.
Arne Slot respondeu com duas alterações, uma das quais foi Curtis Jones, que disparou um remate venenoso que Nick Pope desviou para trás minutos depois. Kelleher negou o remate improvisado de Isak, Murphy colocou a sua tentativa à distância e o remate de Tonali foi defendido, enquanto os implacáveis Magpies se recusavam a baixar os braços, mesmo com Slot a fazer mais substituições ofensivas.
Oito minutos de descontos já preocupavam os adeptos do Newcastle, e o nervosismo multiplicou-se quando Harvey Elliott fez a bola seguir até Federico Chiesa para o italiano finalizar. Apesar disso, e do facto de o relógio ter ultrapassado os 100 minutos, os homens de preto e branco aguentaram, Howe e os seus jogadores escreveram o seu nome nos livros de história do Newcastle, pondo fim à espera de 70 anos dos Magpies por um grande troféu nacional, ao mesmo tempo que conquistaram a primeira Taça da Liga Inglesa de sempre do clube. Em contrapartida, o Liverpool perdeu duas partidas consecutivas pela primeira vez nesta temporada.
