O defesa neerlandês marcou o golo da vitória aos 118 minutos contra o Chelsea, em Wembley, no ano passado, garantindo o seu primeiro troféu como capitão.
O jogador de 33 anos substituiu Jordan Henderson como capitão em 2023, sob o comando de Jurgen Klopp, e manteve a braçadeira sob o comando do novo treinador, Arne Slot.
"Se levantares os dois troféus, acho que tens boas hipóteses de fazer parte de uma boa lista de capitães que alcançaram grandes feitos neste clube", disse Van Dijk aos meios de comunicação britânicos, antes da final contra o Newcastle.
"Esse é obviamente um grande sonho meu desde que me tornei capitão do clube. Ainda não chegámos lá, temos muito trabalho para fazer", assumiu.
O contrato de Van Dijk termina em junho, mas o central diz que não se deixou abalar pela incerteza quanto a uma renovação.
"Sinto que estou numa das melhores formas da minha carreira e isso tem-se notado", afirmou.
"Gosto de jogar, gosto de liderar os rapazes, gosto de estar presente para cada um deles e gosto da responsabilidade mais do que nunca, talvez porque estou a envelhecer lentamente. Por isso, vamos esperar para ver", acrescentou.