Taça da Liga dá o pontapé de saída da época 2023/24 neste fim-de-semana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça da Liga dá o pontapé de saída da época 2023/24 neste fim-de-semana
Título vai voltar a ser disputado em Leiria
Título vai voltar a ser disputado em LeiriaLiga Portugal
Esta sexta-feira arranca, oficialmente, a temporada 2023/24 do futebol profissional masculino em Portugal. Depois de uma edição marcada pelo Mundial-2022, a Taça da Liga volta a ter um formato mais parecido com os anteriores.

1 mês e 17 dias depois da final da Taça de Portugal conquistada pelo FC Porto, a época 2023/24 do futebol profissional masculino vai dar o pontapé de saída. Esta sexta-feira, o Torreense recebe o Mafra, na primeira eliminatória da Taça da Liga.

Competição mais recente a ser criada (arrancou em 2008), a prova já atravessou algumas mudanças de formato. Depois de na época passada ter sido disputada entre novembro, dezembro e janeiro – por vicissitude do Mundial-2022 – e com todas as equipas do primeiro e segundo escalão inseridas na fase de grupos, este ano volta a ter um formato mais aproximado do que vinha a ser habitual: duas eliminatórias, uma fase de grupos e a final four para decidir o campeão de inverno.

A primeira eliminatória arranca esta sexta-feira e conta com 16 equipas da Liga 2 (exceção são as equipas B), mais 12 conjuntos do principal escalão (os apurados para as competições europeias não entram em ação).

Durante este fim-de-semana 14 equipas vão tentar garantir um lugar na próxima ronda, onde já se encontram Vitória de Guimarães e Arouca (os quatro primeiros classificados só entram em ação na fase de grupos). E não faltam motivos de interesses nestes primeiros duelos.

Novo treinador do Marítimo, Tulipa estreia-se no comando dos insulares frente ao Vizela, clube que conduziu à melhor classificação na Liga na época passada; O AVS – Vila das Aves, anterior Vilafranquense, estreia-se em casa frente ao Chaves; o Paços de Ferreira, despromovido à Liga, tem reencontro marcado com o Estoril agora de Álvaro Pacheco, enquanto Moreirense e Farense, os dois primeiros classificados da última edição do segundo escalão vão defrontar-se,

O Restelo vai ser palco do regresso do Beleneses às competições profissionais, com a receção ao Famalicão. Já a União de Leiria volta ao segundo escalão com a visita ao Boavista, um duelo com história, mas que se vai disputar à porta fechada.

Confira os encontros da primeira eliminatória:

Sexta-feira (21 de julho)Torreense – Mafra (20:15);

Sábado (22 de julho)Rio Ave – Académico de Viseu (11:00);Vizela – Marítimo (15:30);Nacional – Penafiel (15:30);AVS – Chaves (18:00);Oliveirense – Gil Vicente (20:30);Estoril – Paços de Ferreira (20:30);

Domingo (23 de julho)Leixões – Feirense (11:00);Moreirense – Farense (15:30);Lank Vilaverdense – Casa Pia (18:00);Belenenses – Famalicão (18:00);Portimonense – Estrela da Amadora (20:30);

Segunda-feira (24 de julho)Boavista – União de Leiria (20:15);

Sábado (29 de julho)Santa Clara – Tondela (15:30).