Mais

Taça da Liga: Mais do que um troféu, Sporting e Benfica procuram consistência

Benfica e Sporting voltam a medir forças
Benfica e Sporting voltam a medir forçasFILIPE AMORIM/LUSA
Sporting e Benfica procuram suceder ao SC Braga na Taça da Liga, numa final que vale mais pelo ânimo e consistência para a segunda metade da época do que pelo troféu em si.

Acompanhe as incidências da partida

O título vai ser decidido num dérbi, naquela que vai ser a sexta final entre grandes na mais jovem competição de topo nacional, numa fase em que os treinadores de Sporting e Benfica ainda procuram solidez para enfrentar o resto da temporada.

Rui Borges assumiu o comando técnico dos leões há menos de um mês, em 26 de dezembro de 2024, e vai disputar o seu terceiro jogo grande, sem que ainda tenha perdido qualquer jogo, apesar do empate 4-4, após estar a vencer por 3-1, na visita ao seu Vitória SC, para a Liga.

Depois da passagem de João Pereira, que regressou à equipa B, na sequência da saída de Ruben Amorim para o Manchester United, o Sporting deixou o 3-4-3 e começou a ensaiar um desenho tático em 4-4-2, enquanto enfrenta também uma onda gigante de lesões, agravada na quinta-feira com nova baixa de Morita.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e, agora, Matheus Reis são ausências prolongadas, depois dos regressos Gonçalo Inácio e de Morita, que voltou a lesionar-se, limitando as opções do treinador verde e branco, que se estreia em finais.

Com o triunfo por 1-0 frente ao rival Benfica na memória, Rui Borges deve mexer o menos possível no onze, mantendo previsivelmente Franco Israel na baliza, podendo repetir o quarteto constituído por Fresneda, Diomande, St. Juste e Maxi Araújo, tendo como alternativas Eduardo Quaresma, para a direita, e Gonçalo Inácio, para o eixo ou até para a lateral.

Dúvidas há agora no meio-campo, com a provável ausência de Morita, onde o patrão Hjulmand deve contar com o apoio de João Simões, com Geovany Quenda e Geny Catamo nas alas e Francisco Trincão no apoio ao goleador Gyökeres, que decidiu a meia-final diante do FC Porto (1-0), na terça-feira.

Rui Borges vai tentar manter o saldo positivo, sem derrotas, e embalar para a primeira semana completa de treino, antecedendo a visita ao Rio Ave, que marca o arranque da segunda volta da Liga.

Os últimos resultados entre Benfica e Sporting
Os últimos resultados entre Benfica e SportingFlashscore

Ambição idêntica terá Bruno Lage, que chegou à final ao vencer superiormente o SC Braga, na quarta-feira, por 3-0, num encontro em que colocou o central Tomás Araújo como defesa direito, António Silva no centro, Schjelderup na ala esquerda e Florentino no meio-campo.

Di María, com dois golos, e Carreras, com um e em destaque na primeira parte, estiveram em evidência no regresso às vitórias, após dois desaires seguidos do sucessor do alemão Roger Schmidt, que começou a sua segunda passagem pelo comando técnico do Benfica com uma série de oito vitórias seguidas na Liga.

Por isso, Lage não deverá mexer muito na equipa titular, apesar de Aktürkoglu, Leandro Barreiro e Bah estarem sempre à espreita de uma vaga no consolidado 4-2-3-1, com Pavlidis, mesmo em branco, na frente de ataque.

A 18.ª edição da Taça da Liga vai ser decidida pela quinta vez seguida em Leiria, onde o Benfica procura o oitavo troféu na nona final, frente ao Sporting que parte em busca do quinto título, no oitavo jogo decisivo.

O duelo entre águias e leões está marcado para sábado, a partir das 19:45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

Resultados da edição 2024/25

Quartos de final

- Terça-feira, 29 out 2024:

Sporting - Nacional, 3-1

- Quarta-feira, 30 out 2024:

Benfica - Santa Clara, 3-0

- Quinta-feira, 31 out 2024:

SC Braga - Vitória SC, 2-1

FC Porto - Moreirense, 2-0

Meias-finais

- Terça-feira, 07 jan:

Sporting - FC Porto, 1-0

- Quarta-feira, 08 jan:

Benfica - SC Braga, 3-0

Final

- Sábado, 11 jan:

Sporting - Benfica, 19:45