Mais

Da segunda divisão à Europa num ano: O FK Transinvest vence a Taça da Lituânia

Transinvest teve uma ascensão meteórica
Transinvest teve uma ascensão meteóricaTransinvest
O futebol no Báltico trouxe uma das histórias que estão a marcar este sábado. Nascido em 2022, o FK Transinvest sagrou-se, este domingo, vencedor da Taça da Lituânia.

Um triunfo que ganha outra expressão se tivermos em conta que o Siaulai, terceiro classificado da primeira divisão, se colocou em vantagem aos 41 minutos, por intermédio de Eligijus Jankauskas. No segundo tempo, Kawachi (54 minutos) restabeleceu a igualdade e Zingertas (80 minutos) fez explodir de alegrias os adeptos em Kaunas.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Um feito ainda mais incrível se tivermos em conta que esta é apenas a segunda época em atividade do clube, que atualmente se encontra na segunda divisão.

Em dezembro de 2021, a Transivest, empresa de transportes de Transinvest submeteu uma candidatura a uma licença para disputar a terceira divisão. Foi aceite e em 2022, a equipa foi apresentada, com base em Vilkaie, com o objetivjo de constuir um estádio de 1500 adeptos em Galinè.

A 28 de janeiro disputaram o primeiro particular, com o Uteni e nesse ano de 2022, em abril, estrearam-se nas provas oficias, na terceira divisão, com um triunfo por 5-3. Cerca de um mês depois, esmagaram o Dziugas B (16-0) e estabeleceram a maior vitória da história da competição. 

Esta época, na segunda divisão estão a poucos jogos de carimbar a subida (lideram o campeonato com 57 pontos, mais 14 que o segundo classificado, com seis jornadas por disputar).  Uma subida que vai ser acompanhada pela presença na Europa. Por via da Taça vão disputar as pré-eliminatórias da Liga Conferência.