Mais

Análise: Os 10 maiores tomba-gigantes da Europa em 2024/2025 - Parte 2

O Arminia Bielefeld derrotou quatro equipas da Bundesliga na sua caminhada até à final da DFB Pokal.
O Arminia Bielefeld derrotou quatro equipas da Bundesliga na sua caminhada até à final da DFB Pokal.UWE KRAFT / AFP

Com a época europeia a chegar ao fim, o Flashscore faz uma retrospetiva de 10 dos maiores tomba-gigantes durante a campanha de 2024/2025.

Esta é a segunda parte de uma série de duas partes em que analisamos as surpresas mais inesperadas dos jogos a eliminar na época passada. A primeira parte pode ser lida aqui.

Biel-Bienne 1-0 Young Boys, Taça da Suíça, meias-finais

O Biel-Bienne, da terceira divisão, foi uma das histórias da temporada no que diz respeito a participações em taças. Depois de derrotar quatro equipas profissionais, tornou-se a primeira equipa semi-profissional a chegar às meias-finais desde 1999. No caminho, eliminou uma equipa que tinha chegado à final em cada uma das últimas três épocas.

A sua história continuou na fase final, onde defrontou o Young Boys, campeão da liga em 2023/24. Sete anos depois do confronto anterior, em que o clube da capital venceu no prolongamento, esperava-se o fim da boa fase do Biel-Bienne.

Mas não foi o que aconteceu. A Arena Tissot, quase cheia, assistiu ao maior choque da época da Taça. Kastriot Imeri foi expulso pelo Young Boys na segunda parte, momentos depois de ter entrado em campo. O momento decisivo aconteceu no nono minuto do prolongamento, quando Maiko Sartoretti converteu uma grande penalidade e marcou o único golo do jogo.

A história do Biel-Bienne terminou na final, onde perdeu por 4-1 para o Basileia, que completou a dobradinha nacional. No entanto, poucos esquecerão esta campanha memorável.

Bourgoin-Jallieu 2-2/4-2 Lyon, Taça de França, oitavos de final

A seguir, um dos jogos mais importantes da Taça de França da época 2024/25. A quinta ronda opunha o Bourgoin-Jallieu, da quinta divisão, ao pentacampeão Lyon. Era suposto ser uma vitória fácil para o Lyon, que chegou aos quartos de final da Liga Europa.

Em vez disso, sofreu talvez a sua derrota mais embaraçosa na história da Taça. Mehdi Moujetzky marcou o primeiro golo do jogo aos 20 minutos. O Lyon respondeu ainda antes do intervalo, por intermédio de Nemanja Matic, e Georges Mikautadze deu-lhes a vantagem a meio da segunda parte.

A vantagem dos visitantes durou pouco e Moujetzky empatou cinco minutos depois. O Bourgoin-Jallieu conseguiu sobreviver nos 20 minutos finais, forçando a decisão por penáltis. Ronan Jay defendeu os dois primeiros penáltis, ajudando a sua equipa a vencer por 2-0. O Lyon não conseguiu reverter a situação e perdeu por 4-2.

Os adeptos presentes no Stade Pierre Rajon vibraram com a vitória surpreendente da sua equipa. O Bourgoin-Jallieu passou aos oitavos de final, onde outro clube da Ligue 1, o Reims, precisou de uma disputa de penáltis para eliminar o clube da quinta divisão. No final, o Bourgoin-Jallieu terminou em quarto lugar no seu grupo da National 3, onde permanecerá durante a época 2025/26.

Limavady United 1-0 Larne, Taça da Irlanda, quinta ronda

A seguir, vamos à Irlanda do Norte para um jogo inesperado da Taça da Irlanda. O Larne, que disputou a ronda inaugural da Liga Conferência no outono passado, sofreu uma derrota surpreendente. Isto aconteceu duas semanas depois de terem terminado a sua campanha europeia com uma derrota por 1-0 frente ao Gent, um resultado notável para o clube de Inver.

Na quinta ronda da Taça da Irlanda, o Larne deslocou-se a Limavady para defrontar o Limavady United, do Championship. O clube tinha acabado de ser promovido à segunda divisão. Por isso, as expectativas eram altas para os dois vencedores da Premiership.

No entanto, o Limavady United conseguiu levar o jogo para o prolongamento, onde o golo de Ruairi Boorman, aos 114 minutos, deu a vitória. Os finalistas de 2020/21 foram assim eliminados da Taça. Foi a eliminação mais precoce da competição desde 2016/17, quando o Portadown os eliminou na mesma fase.

O Limavady enfrentou o Crusaders na ronda seguinte. Infelizmente para eles, um golo de cortar a respiração aos 90+2 minutos pôs fim à sua história na Taça. Ainda assim, foi uma campanha muito bem sucedida para o clube, que não conseguiu duas promoções consecutivas.

Arminia Bielefeld 2-1 Bayer Leverkusen, meias-finais da Taça da Alemanha

O Biel-Bienne não foi a única equipa da terceira divisão a chegar à final da taça, pois o Arminia Bielefeld também conseguiu o mesmo feito. O seu registo foi, sem dúvida, mais impressionante. Afinal, conseguiu eliminar quatro clubes diferentes da Bundesliga no caminho até à capital. O Union Berlin, o Friburgo e o Werder Bremen sucumbiram à equipa, que sofreu despromoções consecutivas em 2020/21 e 2021/22, deixando-a na terceira divisão.

Nas meias-finais, o Bielefeld defrontou o Bayer Leverkusen, que tinha feito a dobradinha no ano anterior. Embora o Die Werkself não tenha tido um ano tão bom como o de 2023/24, ainda assim teve uma campanha mais do que decente. Terminou em segundo lugar na Bundesliga e chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Em ambas as ocasiões, perdeu para o Bayern.

Mesmo assim, não se esperava muito do Die Arminen nesta partida. As coisas não começaram bem para eles nesta partida, já que Jonathan Tah deu a liderança ao Leverkusen aos 17 minutos. No entanto, a equipa da casa não se intimidou e empatou três minutos depois, por intermédio de Marius Worl. Maximilian Grosser marcou o golo da vitória no final do primeiro tempo e a equipa da Bundesliga 3 manteve a vantagem.

Infelizmente, o Bielefeld não conseguiu igualar o Estugarda na final e perdeu por 4-2 em Berlim. Mesmo assim, o Bielefeld fez uma campanha incrível no torneio, chegando à sua primeira final. A equipa também regressará à Bundesliga 2 na época 2025/26, depois de ter conquistado a Bundesliga 3.

Rilindja 1-1/10-9 Ballkani, oitavos da Taça do Kosovo

O último confronto importante desta lista foi na Taça do Kosovo, quando o Rilindja 1974, da segunda divisão, derrotou o Ballkani, bicampeão nacional. O Xhebrailat tinha jogado na fase de grupos da Liga Conferência em 2022/23 e 2023/24, e esperava-se que voltasse a fazer uma boa prestação na Taça.

No entanto, depararam-se com um obstáculo inesperado, pois o Rilindja conseguiu fazer o impensável: eliminá-los. Apesar de a equipa da Superliga ter estado em vantagem antes do intervalo, foi ultrapassada na segunda parte. Depois de 120 minutos de futebol, os penáltis estavam na ordem do dia.

Ao converter todos os seus 10 pontapés, o Rilindja conseguiu terminar o desempate na 10.ª ronda, enquanto o Ballkani sofreu a sua primeira eliminação da Taça em seis anos. A péssima campanha do clube - pelo menos para os padrões do clube - continuou a piorar. Pouco depois do jogo, o treinador Artim Pollozhani demitiu-se.

O Rilindja não conseguiu fazer mais nada e perdeu nos oitavos de final com o Ferizaj. Um golo tardio pôs fim à sua campanha na Taça. O Rilindja também não teve a sua melhor época no campeonato, pois terminou em oitavo lugar no seu grupo, evitando por pouco a despromoção. O Ballkani, que perdeu nas eliminatórias da Liga Conferência no verão passado, terminou em segundo lugar no campeonato, atrás do Drita.

Menções honrosas

Terminamos com duas menções honrosas. No primeiro artigo, mencionámos a surpreendente eliminação de O Elvas na Taça de Portugal, frente ao Vitória SC, mas não foi a única equipa do quarto escalão a surpreender no torneio. De facto, o Lusitano de Évora fê-lo por duas vezes. Primeiro, eliminou o Estoril nos penáltis na terceira ronda, após 120 minutos sem golos.

Depois, venceu o AFS na quinta ronda. Em algumas ocasiões, chegou a ter uma vantagem de dois golos, acabando por vencer por 3-2. A recompensa foi um encontro com o SC Braga nos oitavos de final, onde perdeu por 2-1. No entanto, o Lusitano terminou em alta, com a subida à Liga 3.

A outra menção honrosa vai para o F.C. Hlucin, da terceira divisão do futebol checo. O clube conseguiu surpreender o Slovan Liberec na terceira ronda. Depois de vencer os dois jogos anteriores contra equipas da divisão inferior, desta vez, enfrentou um adversário muito melhor.

No entanto, um penálti convertido por Ondrej Moucka pouco antes da hora de jogo decidiu a eliminatória. O F.C. Hlucin seguiu em frente à custa do Liberec, que perdeu a oportunidade de disputar o play-off do título da primeira divisão. A sua história terminou na ronda seguinte, com uma derrota apertada por 2-1 frente ao Teplice. O Hlucin também terminou a meio da tabela no seu campeonato nacional.