A suspensão significa que Suárez, de 38 anos, não disputará a próxima edição da competição, que reúne clubes mexicanos e da liga dos Estados Unidos (MLS). O uruguaio, no entanto, pode não chegar a cumprir o castigo, já que o contrato com o emblema da Flórida termina em dezembro e ainda não há definição sobre o seu futuro.
A Leagues Cup também impôs dois jogos de suspensão ao médio espanhol Sergio Busquets, também envolvido na confusão no final da partida no estádio Lumen Field, em Seattle, por "conduta violenta". Busquets, de 37 anos, é outro que não tem futuro definido. O defesa argentino Tomás Avilés também foi punido, com três jogos de suspensão, e ficará de fora do início da próxima edição da competição, que era a única oportunidade do Inter Miami levantar um troféu internacional em 2025.
O único membro do Seattle Sounders castigado foi Steven Lenhart, que faz parte da equipa técnica do treinador Brian Schmetzer, com cinco jogos, e só poderá estar em campo caso os campeões cheguem à final em 2026. Todos os punidos terão que pagar multas, cujos valores não foram divulgados.
"Além disso, a MLS reserva-se o direito de impor novas medidas disciplinares aos jogadores e e membros de equipas técnicas envolvidos", acrescentou o texto.
Suárez, que na quinta-feira pediu desculpas pela sua conduta, está sob os holofotes por ter protagonizado o confronto que começou após a vitória do Seattle por 3-0.
Quando os jogadores da equipa da casa começaram a comemorar após o apito final, o uruguaio correu até ao jovem médio Obed Vargas e segurou-o pelo pescoço com o braço esquerdo, dando início a uma luta que envolveu vários jogadores de ambas as equipas. Busquets também agrediu Vargas com um soco no queixo, no meio de uma série de agarrões entre os jogadores.
Após se separar de Vargas, as câmeras apanharam Suárez a gritar e a cuspir na direção de membro da equipa do Seattle, num novo episódio polémico em campo envolvendo o melhor marcador da história da seleção uruguaia.