Mais

Presidente da FIFA dá apoio a árbitra mexicana ameaçada de morte

Katia Itzel Garcia foi vítima de ameaças de morte na sequência de um recente jogo oficial.
Katia Itzel Garcia foi vítima de ameaças de morte na sequência de um recente jogo oficial.HECTOR VIVA/Getty Images via AFP
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, manifestou o seu apoio à árbitra Katia Itzel Garcia e à Federação Mexicana de Futebol (FMF), depois de a árbitra ter revelado ter sido vítima de abusos na Internet.

Garcia, que já arbitrou outras competições masculinas, incluindo a Liga MX, a Gold Cup e os Jogos Olímpicos, disse ter recebido ameaças de morte depois de arbitrar o jogo oficial da Leagues Cup entre o FC Cincinnati e o Monterrey na passada quinta-feira.

A sua decisão de atribuir um golo à equipa da MLS que parecia estar em fora de jogo provocou a indignação dos adeptos do Monterrey, depois de o Cincinnati ter acabado por vencer por 3-2.

"Estou chocado e triste com as ameaças feitas contra a árbitra Katia Itzel após a sua atuação no jogo oficial da primeira ronda da Taça das Ligas entre o Monterrey e o Cincinnati", escreveu Gianni Infantino na sua conta do Instagram na segunda-feira.

"Não há lugar no futebol e na sociedade para abusos, discriminação e violência de qualquer tipo. Nós, na FIFA, somos solidários com a FMF e a CONCACAF na condenação das ações daqueles que fazem estas ameaças inaceitáveis. Oferecemos o nosso apoio incondicional para que os responsáveis sejam responsabilizados".

A FMF disse num comunicado no sábado que iria "aconselhar e acompanhar Garcia no processo de queixa perante as autoridades competentes".