Mais

CAF: Emerse Faé supera concorrência portuguesa e é eleito o melhor treinador de 2024

Emerse Faé foi também condecorado na Costa do Marfim
Emerse Faé foi também condecorado na Costa do MarfimAFP
Emerse Faé, que pegou numa Costa do Marfim descrente na Taça das Nações Africanas para a levar ao título continental, foi eleito o melhor treinador africano de 2024.

O francês Jean-Louis Gasset foi demitido após a derrota dos elefantes por 4-0 ante a Guiné-Equatorial, ainda na fase de grupos, com o seu adjunto Emerse Faé a ser indicado como técnico interino: o percurso da Costa do Marfim mudou radicalmente e foi consumado com o título, celebrado em casa.

Pedro Soares Gonçalves, enquanto selecionador de Angola, e José Gomes, como técnico dos egípcios do Zamalek, estavam entre os 10 finalistas ao cetro, conhecidos em cerimónia que decorreu em Marraquexe, Marrocos.

A distinção feminina foi para a marroquina Lamia Boumehdi, que levou o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, ao seu primeiro título de campão africano: por arrasto, a sua equipa foi igualmente distinguida como a melhor.

O nigeriano Ademola Lookman é o futebolista do ano, depois de ajudar a Atalanta ao triunfo na Liga Europa, marcando os três golos da final no êxito 3-0 sobre o Bayer Leverkusen, além do importante papel que teve na seleção, orientada por José Peseiro, finalista da CAN.

Barbra Banda, da Zâmbia, atleta das norte-americanas do Orlando Pride, ganhou o prémio feminino.

O angolano Agostinho Mabululu foi o autor do golo do ano.