Mais

CAF: Motsepe com mensagem de apoio ao Quénia, o Uganda e a Tanzânia na realização do CHAN-2024

O Quénia é co-anfitrião do Campeonato Africano das Nações de 2024
O Quénia é co-anfitrião do Campeonato Africano das Nações de 2024State House Media
O Presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Dr. Patrice Motsepe, apoiou o Quénia, o Uganda e a Tanzânia para co-organizarem um dos mais bem sucedidos Campeonatos Africanos das Nações (CHAN) de 2024, em fevereiro de 2025.

Temia-se que o Quénia pudesse ser destituído dos seus direitos de anfitrião devido à sua falta de preparação, uma vez que o organismo africano lhe deu um prazo até 31 de dezembro para cumprir os requisitos.

No entanto, depois de visitar os locais em renovação, Motsepe admitiu estar satisfeito com os progressos realizados pelo país da África Oriental e revelou ainda que a sua próxima visita ao Quénia será para o torneio CHAN.

"Deixo o Quénia ainda mais confiante e entusiasmado com o facto de haver um enorme progresso e um enorme empenho (do governo). É claro que há desafios em todo o mundo, mesmo quando se organiza o Campeonato do Mundo da FIFA, os organizadores enfrentam desafios, mas, por agora, estou confiante de que a próxima vez que estiver aqui no Quénia será para o CHAN", disse Motsepe ao Flashscore: "Visitei Kasarani e os campos de treino que foram listados para utilização e vimos enormes progressos. Estou confiante de que teremos o torneio mais emocionante aqui no Quénia, na Tanzânia e no Uganda."

Motsepe continuou: "O torneio contará com a participação de 19 países de todo o continente e com a presença de meios de comunicação social de toda a África. O futebol africano é visto em todo o mundo e vamos ter o CHAN mais bem-sucedido da história do torneio."

O Quénia espera ser um bom país anfitrião
O Quénia espera ser um bom país anfitriãoState House Media

Motsepe concluiu: "Com este nível de compromisso do governo, para garantir que o estádio e as infraestruturas estejam prontos para fevereiro, tenho toda a confiança do mundo de que a preparação para o CHAN será muito bem sucedida."

Antes de visitar o Quénia, a visita de Motsepe começou na Tanzânia, onde visitou o Estádio Benjamin Mkapa. Ele admitiu que a Tanzânia também fez progressos e está no caminho certo para organizar o torneio, que é exclusivo para jogadores que competem nas suas respectivas ligas nacionais.

"Estive na Tanzânia e fiquei satisfeito e muito impressionado com os enormes progressos, e hoje quero exprimir a minha gratidão ao Quénia pelo excelente trabalho que tem vindo a ser feito, liderado pelo Presidente William Ruto, e da última vez que disse que estava totalmente confiante e que Ruto iria realizar o CHAN para os quenianos", explicou Motsepe.

Quénia faz de tudo para estar preparado

Na sexta-feira, Motsepe fez uma visita de cortesia ao presidente do Quénia, William Ruto, que garantiu à CAF o compromisso do país em estar pronto para o torneio.

"O Quénia está a fazer tudo para estar pronto para receber o Campeonato Africano das Nações (CHAN) em fevereiro de 2025. Consequentemente, as renovações do Centro Desportivo Moi Kasarani e do Estádio Nyayo estão a progredir de acordo com o plano", afirmou o Chefe de Estado em comunicado.

"O Complexo Desportivo de Ulinzi e o Estádio Police Sacco, em Nairobi, e o Estádio Kirigiti (Kiambu), que serão utilizados para treinos antes do CHAN, estão também a ser renovados e estarão prontos antes do campeonato".

Para além de Motsepe, participaram na reunião na State House de Nairobi o quarto vice-presidente da CAF, Seidou Mbombo Njoya, e o secretário-geral, Veron Mosengo-Omba. Estiveram também presentes o Presidente da Federação de Futebol do Quénia (FKF), Hussein Mohamed, o Vice-Presidente McDonald Mariga e o Chefe do Secretariado do CHAN/AFCON, Mike Rabar.

Motsepe à margem da reunião
Motsepe à margem da reuniãoState House Media

O torneio CHAN 2024 será a oitava edição e a terceira vez que é organizado na zona CECAFA, depois do Sudão em 2011 e do Ruanda em 2016.

O Quénia está entre os países africanos que realizaram os seus jogos de qualificação para a CAN-2026 fora de casa devido à falta de um estádio. Todos os jogos do Grupo J foram disputados na África do Sul e no Uganda. Os Harambee Stars não conseguiram qualificar-se para uma sétima participação na 35.ª edição do torneio, depois de terem terminado em terceiro lugar, com os Camarões e o Zimbabué a qualificarem-se para o torneio de Marrocos.

República Democrática do Congo e Marrocos são as selecções mais bem sucedidas neste torneio, com dois títulos cada, seguidas da Tunísia, da Líbia e do atual campeão Senegal, com um título cada. O torneio começou em 2009 com oito equipas, tendo sido duplicado na 2ª edição até à 6ª e é atualmente disputado por 18 equipas desde a edição de 2022.

Desde a edição de 2014, os jogos de todas as edições deste torneio, desde a qualificação até à final, são contabilizados para calcular o próximo Ranking Mundial da FIFA após a sua conclusão, o que a CAF considerou ser um passo importante para o desenvolvimento da competição.

Na altura, a FIFA classificou os jogos do torneio como amigáveis, uma vez que a participação é limitada aos jogadores das ligas locais. O torneio realiza-se de dois em dois anos e é alternado com a Taça das Nações Africanas.

Dennis Mabuka
Dennis MabukaFlashscore