CAN-2025: Angola a torcer por Nigéria e Tunísia para chegar aos oitavos de final

Gelson Dala é figura em Angola
Gelson Dala é figura em AngolaAFP

Palancas negras terminaram no terceiro lugar do Grupo B e ainda não estão completamente eliminados. Precisam de uma ajuda das principais seleções do Grupo C para alcançarem a fase a eliminar.

O nulo com o Egito foi um final agridoce para a prestação de Angola na fase de grupos da CAN-2025. Os palancas negras não ficaram completamente eliminados, mas deixaram de ter o futuro nas mãos e precisam de ajudas para alcançar os oitavos de final.

Vamos a contas e perceber as possibilidades de Angola nesta CAN.

Critérios de desempate

Antes de mais é preciso perceber o critério de desempate para encontrar os quatro melhores terceiros. Uma vez que estas equipas não se defrontam, caso terminem igualadas em pontos são classificadas de acordo com diferença de golos (1), golos marcados (2) ou sorteio (3).

Quem já está

Com dois pontos, Angola já sabe que fica atrás de Moçambique, Benim ou Sudão. Estas três equipas ocupam os terceiros lugares nos respetivos grupos e ainda sonham com o apuramento direto pois somam três pontos. De resto, nestes grupos (F, D e E) o terceiro vai sempre ter pelo menos três pontos.

Por quem deve torcer Angola?

Restava um lugar para três seleções. Angola entra nesta liça com dois pontos, dois golos marcados, três sofridos e uma diferença de golos de -1. E para já os palancas negras já garantiram que ficaram à frente do terceiro do Grupo A

A Zâmbia foi derrotada por Marrocos (0-3) e caiu para o último lugar do Grupo A ficando completamente eliminada. Os chipolopolo somavam dois pontos e tinham um saldo de um golo negativo (tal como Angola) e eram série ameaça, já que uma derrota pela margem mínima com Marrocos mas com pelo menos dois golos marcados permitia ultrapassar os palancas negras.

Em vez disso foram as Ilhas Comores a ficar com o terceiro lugar após o nulo diante do Mali (0-0) e com um registo pior que Angola. Apesar de também somar dois pontos, o conjunto insular sofreu dois golos e não marcou nenhum, logo perde com os palancas negras no primeiro critério de desempate (diferença de golos).

Resta agora o terceiro classificado do Grupo C como a única equipa que pode afastar Angola da CAN-2025. Neste momento a posição é ocupada pela Tanzânia (um ponto, dois golos marcados e diferença de golos -1) que vai defrontar a Tunísia. Se os magrebinos vencerem afastam a equipa da África Austral e ajudam Angola. Se terminar num nulo, tudo será decidido por um... sorteio.

O outro candidato é o Uganda, último classificado com um ponto, dois golos marcados e quatro sofridos (diferença de -2). Os Grous vão defrontar a já apurada Nigéria, mas um empate não é suficiente já que o primeiro critério de desempate será sempre favorável a Angola (diferença de golos de -1) e por isso só a inesperada vitória dos ugandeses afastaria os palancas negras.

CAN-2025: O que cada seleção precisa para passar aos oitavos de final