Recorde aqui as incidências do encontro
O Burquina Faso fez o primeiro remate à baliza quando Saidou Simporé testou a atenção de Yahia Fofana. No entanto, a Costa do Marfim assumiu o controlo a partir desse momento, com Amad Diallo a rematar duas vezes para fora e o capitão Franck Kessié a rematar por cima da baliza.

Ainda assim, os atuais campeões podiam ter ficado atrás no marcador quando o cruzamento rasteiro de Cyriaque Irié passou por Fofana, mas também não encontrou o avançado Lassina Traoré. Os Elefantes inauguraram finalmente o marcador aos 20 minutos, quando Evann Guessand levou a melhor sobre Adamo Nagalo e tocou para Amad, que driblou Edmond Tapsoba, ex-Vitória SC, e picou à saída de Hervé Koffi, ex-BSAD.
Depois de o VAR ter confirmado o lance, a equipa de Emerse Faé ampliou a vantagem quando Yan Diomande – que tinha acabado de falhar uma oportunidade – finalizou com categoria depois de receber um passe preciso de Amad Diallo. Pouco depois, Guessand desperdiçou a oportunidade de fazer o 3-0, hesitando após invadir a área, enquanto, do outro lado, Dango Ouattara, acertou na barra, lembrando a Costa do Marfim que não se podia dar ao luxo de ser complacente.
O Burquina Faso, no entanto, tinha uma tarefa árdua pela frente, com o selecionador Brama Traoré a substituir Nagalo, que já tinha um cartão amarelo, e a colocar Blati Touré em campo pouco antes do intervalo. Georgi Minoungou também entrou na segunda parte para os semifinalistas da CAN-2021, e embora tenham permanecido na disputa, não melhoraram significativamente. Guéla Doué foi o próximo a quase marcar para a Costa do Marfim, desviando por cima da barra um livre de Diomande.
No final, os atuais campeões garantiram a vitória nos minutos finais, quando o jovem Bazoumana Touré desarmou Bertrand Traoré e percorreu todo o campo antes de marcar um grande golo numa jogada individual.
Como recompensa por este triunfo, a equipa de Faé defrontará o Egito num aguardado jogo dos quartos de final no sábado, enquanto o Burquina Faso é eliminado nesta fase do torneio pela segunda edição consecutiva.
