CAN-2025: Egito elimina Benim no prolongamento e apura-se para os quartos (1-1, 3-1 a.p)

Egito pode defrontar a Costa do Marfim ou o Burkina Faso
Egito pode defrontar a Costa do Marfim ou o Burkina FasoFRANCK FIFE / AFP

O Egito apurou-se para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN), ao vencer o Benim por 3-1 após prolongamento, estendendo para cinco jogos o seu registo invicto no confronto direto entre as duas seleções.

Recorde as incidências da partida

A forma pouco convincente com que ambas as equipas tinham passado a fase de grupos fazia antever que este encontro dificilmente seria um clássico, e a primeira parte confirmou isso mesmo, estando longe de ficar na memória.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Ainda assim, o Egito entrou de forma relativamente positiva e poderia ter inaugurado o marcador logo aos oito minutos, quando um passe em profundidade deixou Omar Marmoush isolado frente a Marcel Dandjinou. Contudo, ao optar por não rematar, o avançado acabou desarmado pelo guarda-redes, que saiu rapidamente ao seu encontro.

Com o principal objetivo de se manterem na discussão do resultado durante a primeira parte, os Guepardos ofereceram muito pouco em termos ofensivos. O único lance digno de registo surgiu num livre direto de longa distância cobrado por Junior Olaitan, que foi facilmente defendido por Mohamed El Shenawy. Pouco depois, o Egito voltou a ameaçar, quando uma bola solta na área foi desviada na direção da baliza por Marmoush, mas o remate saiu fraco e acabou bloqueado antes de chegar ao alvo.

A disputar o seu primeiro jogo a eliminar na CAN desde 2019, o Benim ia resistindo e esteve perto de se adiantar no marcador pouco depois da hora de jogo. Um passe em rutura encontrou Jodel Dossou, mas o remate foi travado por El Shenawy, que saiu bem da baliza e negou o golo ao suplente a curta distância.

Aos 69 minutos, parecia que o Egito tinha colocado um pé nos quartos de final de forma espetacular. Um cruzamento vindo da linha de fundo foi recuado para Marwan Attia, cujo potente remate de primeira entrou junto ao ângulo superior esquerdo, levando os adeptos egípcios ao delírio.

No entanto, os Guepardos recusaram render-se e, a apenas sete minutos do final do tempo regulamentar, restabeleceram a igualdade de forma dramática, quando Dossou aproveitou uma recarga a poucos metros da baliza para enviar o encontro para o prolongamento.

Nessa altura, o Egito poderia temer o pior, mas sete minutos depois do início do prolongamento voltou a colocar-se em vantagem, com um cruzamento de Attia a encontrar Yasser Ibrahim, que cabeceou por cima de Dandjinou, fazendo a bola entrar na baliza.

Este golo pareceu quebrar o espírito do Benim e, no último minuto do tempo adicional do prolongamento, Mohamed Salah selou o triunfo com uma finalização eficaz num contra-ataque, garantindo o apuramento para os quartos de final, onde os Faraós irão defrontar a Costa do Marfim ou o Burkina Faso, no sábado. Os sete vezes campeões africanos estão agora a apenas três vitórias de conquistar o seu primeiro título desde 2010.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore