CAN-2025: Egito-Nigéria, uma "final" destinada ao esquecimento

Salah, principal figura do Egito
Salah, principal figura do EgitoFoto por SEBASTIEN BOZON / AFP

Egipto e Nigéria vão defrontar-se este sábado, 16 de janeiro (16:00), pelo terceiro lugar da Taça das Nações Africanas 2025. Os vice-campeões das duas últimas edições encaram este encontro como uma oportunidade para sarar as feridas das meias-finais. Os faraós caíram devido ao golo de Sadio Mané. As águias perderam o voo na marcação de grandes penalidades frente a Marrocos.

Siga o Egito-Nigéria no Flashscore

Egito e Nigéria têm sido os esquecidos da Taça das Nações Africanas nos últimos anos. O primeiro viu Senegal roubar-lhe a glória em 2022. Em 2024, o segundo sofreu a fúria da Costa do Marfim. Os dois últimos vice-campeões da 'Mãe África' vão protagonizar a luta pelo terceiro lugar. Ou seja: a 'final' que ninguém irá recordar.

A equipa de Hossam Hassan continua a reviver o golo de Sadio Mané. Omar Marmoush, Rami Rabia e Mohamed Salah conseguiram eliminar a campeã em título nos quartos de final, mas não foram capazes de ameaçar os comandados de Pape Thiaw. O remate fulminante do antigo companheiro de batalhas do 'faraó' no Liverpool foi castigo suficiente.

Do outro lado do quadro, a anfitriã Marrocos travou a Nigéria nas grandes penalidades. Samu Chukwueze e Bruno Onyemaechi falharam da marca dos onze metros e Youssef En-Nesyri fixou o resultado final em 2-4. O plano de Éric Chelle, sem extremos, colocou a equipa de Walid Regragui em apuros, mas a organizadora regressará ao grande palco 22 anos depois.

Salah e Osimhen à procura de Brahim

No meio da alegria disfarçada de lutar pelo terceiro lugar, Mohamed Salah e Victor Osimhen vão tentar alcançar Brahim Díaz. O 'soberano' soma os mesmos quatro golos que a 'águia'. O jogador do Real Madrid lidera a lista de melhores marcadores da competição, com cinco. E nenhum deles conseguiu marcar nas últimas partidas. Este será o único ponto de interesse em Casablanca.

Egito e Nigéria carregam o peso de serem os mais recentes vice-campeões da Taça das Nações Africanas. E, como se não bastasse, vão disputar quem ficará com a medalha de honra ao pescoço. A da resignação e do tapinha nas costas. Senegal e Marrocos vão lutar pelo tão desejado título depois da 'final' que ninguém irá recordar.